Boletim de Educação Matemática de Rio Claro lança dois fascículos

Uma das mais antigas e renomadas publicações da área reúne 26 artigos

dom, 16/10/2011 - 11h00 | Do Portal do Governo

Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas do Câmpus de Rio Claro, o Bolema (Boletim de Educação Matemática – Mathematics Education Bulletin), um dos mais antigos periódicos da área no Brasil, lança seu volume 24 em dois fascículos, 39 e 40, respectivamente, com data de agosto e dezembro de 2011. São edições temáticas sobre Educação Estatística.

Periódico nacional criado em 1985, com três edições ao ano, a publicação tem corpo editorial e consultores de renome, do país e do exterior, sendo avaliada como periódico Qualis A1 na área de Ensino de Ciências e Matemática, Qualis A2 na área de Educação e Qualis B1 nas áreas de Matemática e Estatística e Multidisciplinar da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior).

Educação Matemática é uma área que busca dar respostas a fenômenos educacionais relacionados à Matemática. A Bolema publica artigos, ensaios, resenhas e resumos de dissertações e teses cujos focos relacionam-se ao ensino e à aprendizagem de Matemática e/ou ao papel da Matemática e da Educação Matemática na sociedade. Cada fascículo tem 13 artigos que abordam temáticas variadas.

Helena Noronha Cury, da Unifra, de Santa Maria (RS), é a editora convidada pelo editor Antonio Vicente Marafioti Garnica, da Faculdade de Ciências da Unesp, Câmpus de Bauru, para coordenar a publicação. Ela divide os ensaios em quatro grupos: um foca a reflexão sobre a Educação Estatística e as influências entre os professores e pesquisadores que se debruçam sobre o ensino e pesquisa de temas da área; outro prioriza a formação do professor de Probabilidade e Estatística; um terceiro trata da compreensão de conteúdos da área; e um quarto se preocupa com recursos ou propostas para o ensino de Probabilidade ou Estatística. Para os editores, o conjunto mostra a qualidade e densidade da produção em Educação Estatística no Brasil.

Consulte o periódico neste site. Mais informações pelo telefone (19) 3526-9381/91 ou e-mail bolema@rc.unesp.br .

Da Unesp