Boletim da Defesa Civil do Estado informa previsão do tempo para os próximos cinco dias

nd

qua, 16/08/2000 - 10h51 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil:

Análise
Na noite de quinta-feira, uma nova frente fria chega ao Estado, causando chuvas no decorrer da sexta-feira. Um sistema de baixa pressão no oceano – na divisa dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro causa chuvas de maior intensidade no Vale do Paraíba e no Litoral Norte. Os modelos de previsão estendida indicam para a próxima semana um período de veranico, isto quer dizer, dias sem chuvas e com temperaturas elevadas. Dessa forma, ressalta-se a possibilidade de focos de incêndio e também do aumento da concentração de poluentes.

Quarta-feira, dia 16
Tempo encoberto com chuviscos na Grande São Paulo, Vale do Paraíba e Vale do Ribeira, onde os elevados índices de umidade provocam a formação de neblina, prejudicando a visibilidade no fim do dia. As temperaturas não ultrapassam 18º C nessas regiões. A previsão para a faixa litorânea é de chuvas fracas e contínuas no decorrer do dia, o que mantém as temperaturas amenas. No interior, o sol aparece e as temperaturas entram em elevação.

Quinta-feira, dia 17
A quinta-feira ainda começa com muitas nuvens e neblina na faixa leste do Estado, mas a circulação marítima enfraquece e o sol aparece, contribuindo para a elevação das temperaturas. Uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão vindos do Paraná atingem São Paulo, provocando pancadas de chuva nas regiões de Presidente Prudente, Marília e Registro no fim do dia.

Sexta-feira, dia 18
Frente fria desloca-se pelo Estado, causando chuvas fracas na Grande São Paulo e moderadas no Vale do Paraíba. Para o Litoral e Baixada Santista são previstas chuvas de longa duração no decorrer da sexta-feira. No interior ocorrem chuvas rápidas e isoladas.

Sábado, dia 19
Ventos de sudeste mantém o tempo encoberto e com chuvas fracas ao longo do Litoral Paulista, onde as temperaturas não superam os 20º C no sábado. A nebulosidade também mantém o tempo nublado no Vale do Paraíba e na Grande São Paulo. Para o restante do Estado, a previsão é de sol com poucas nuvens. Temperaturas elevadas no período da tarde.

Domingo, dia 20
Predomínio de sol no interior de São Paulo, com temperaturas chegando a 30º C no oeste do Estado. Para a faixa leste – região que inclui a Capital, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira e Litoral – a previsão é de sol com variação de nuvens. Temperaturas em gradativa elevação.

Nadja Marinho – Meteorologista
Aurélio Sant’Anna Neto – Cap PM – Diretor da DICOOR