Bolas produzidas por reeducandos de penitenciaria do Estado serão utilizadas em evento internacional

Projeto é uma parceria entre as secretarias de Esporte e de Administração Penitenciária

qua, 01/08/2012 - 13h02 | Do Portal do Governo

Dez bolas de futebol personalizadas produzidas dentro da Penitenciária Nilton Silva, de Franco da Rocha, serão levadas para um evento internacional, o Spirit of Football, promovido pela ONG de mesmo nome. De janeiro a julho de 2014, representantes do projeto viajarão até o Brasil, país-sede da próxima Copa do Mundo, saindo do local onde foi disputada a primeira partida oficial de futebol, na Inglaterra.

Durante a viagem, serão promovidas atividades desportivas e culturais nos lugares visitados. As bolas receberão assinaturas de populares, famosos e autoridades, além de serem usadas nas atividades do projeto, como palestras, amistosos, apresentações e clínicas de futebol. O projeto tem dez anos e começou na Copa do Japão, em 2002. 

A parceria entre a ONG Spirit of Football e a Penitenciária Nilton Silva foi possível graças ao programa Pintando a Liberdade, que em São Paulo é coordenado pela Secretaria de Estado de Esporte Lazer e Juventude. O projeto, realizado desde 2004 naquela unidade prisional, oferece trabalho remunerado em média a 220 presos, que fabricam bolas e redes para a prática de futebol de campo, futsal, voleibol, handebol e basquete, além de produtos para projetos sociais.

Do Portal do Governo do Estado