Bolas de futsal do Pan produzidas por detentos paulistas

Na estréia da modalidade nos jogos, as bolas são produtos dos reeducandos da SAP

dom, 29/07/2007 - 10h09 | Do Portal do Governo

Não haveria melhor maneira de recompensar o trabalho e o empenho dos reeducandos da Penitenciária de Osvaldo Cruz. Em um momento histórico, na edição brasileira dos jogos Pan Americanos, ocasião que a categoria futsal estréia como modalidade da competição, a Secretaria de Administração Presidiária estará presente no evento, com as bolas confeccionadas no interior de uma de suas unidades prisionais.

São nas oficinas da Penitenciária de Osvaldo Cruz, região Oeste do Estado, onde a empresa Dal Ponte Materiais Esportivos selecionou 600 bolas para serem enviadas ao Rio de Janeiro. A escolha teria sido motivada pela qualidade dos produtos.

A costura de bolas na Penitenciária de Osvaldo Cruz foi iniciada em maio de 2002, a produção chega em média a 5.500 bolas mensais, contando com o trabalho de 330 presos. As que estão sendo utilizadas no Pan foram confeccionadas entre 28 de junho a 4 de julho.

Outras empresas também atuam em parceria com a Unidade Prisional. Atualmente, a Empresa Allmaco confecciona as bolas que levam o próprio nome, a Empresa Siltex – as bolas Topper e a Empresa United – além das bolas Dall Ponte, Winner, Raccer e Finta.

Para os presos que trabalharam na costura das bolas selecionadas para o Pan a emoção é dobrada: “Eu juntamente com os demais companheiros, nos sentimos muito honrados de estar participando de certa forma do Pan Rio 2007. É motivo de muita alegria de costurar uma bola e saber que grandes ídolos do esporte brasileiro estarão lutando com muita garra e muita força para ganhar uma medalha não só o Brasil, como muitos outros Países que estão competindo. Gostaria muito de estar lá, mas por motivo de estar privado da minha liberdade não posso, mas fico costurando bola que está no Pan e imaginando que com ela pode sair uma grande medalha para o Brasil. Eu Davi Soares Leão escrevo este relato de minha livre e espontânea vontade”. Osvaldo Cruz, 20/07/2007.

Na estréia do futsal no Pan, utilizando as bolas costuradas pelos reeducandos da Penitenciária de Osvaldo Cruz, o Brasil enfrentou a Guatemala e ganhou de 4 X 1. O diretor, Jesus Ross Martins autorizou os presos que trabalharam na confecção das bolas assistirem a partida com o objetivo de incentivar e motivá-los com o resultado do trabalho feito por eles e para comemorar, nada melhor que uma grande vitória.

Da Secretaria de Administração Penitenciária

C.M.