BNDES vai flexibilizar o crédito para a agricultura

Fundo de Aval criado pelo Governo do Estado é elogiado pelo superintendente do Banco

ter, 25/07/2000 - 16h45 | Do Portal do Governo

Fundo de Aval criado pelo Governo do Estado é elogiado pelo superintendente do Banco

Agronegócio 2000 – “A Agricultura e a agroindústria são os mais novos e grandes parceiros desta revolução que vem sendo feita em São Paulo e no Brasil”. Com esta afirmação, o superintendente da área de Operações Industriais 1 do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Carlos Gastaldoni, abriu sua conferência no I Fórum do Agronegócio Paulista, que está sendo realizado nesta terça-feira, dia 25, no Palácio dos Bandeirantes.

“Estamos convencidos não só da competitividade do setor, como também da importância desta cadeia, seja para gerar emprego, renda, ou para gerar exportações para a contribuição da balança comercial”, disse Gastaldoni.
Por esse motivo o BNDES vem intensificando o seu apoio à agricultura e à agroindústria. O Banco vem procurando encontrar mecanismos que flexibilizem e reduzam os problemas para fazer o crédito chegar ao pequeno e médio produtor e ao setor industrial. Para isso, o BNDES conta com postos avançados para poder esclarecer as linhas existentes e ajudar os produtores industriais a conseguirem o crédito.

O Superintendente do BNDES ainda elogiou a iniciativa pioneira do Governo do Estado, que criou um Fundo de Aval que garante os riscos de crédito. “Essa ação do Governo de São Paulo de criar um Fundo de Aval é fundamental, pois possibilita que o Banco crie recursos ilimitados para apoiar o setor agropecuário”.

Importância do Fundo de Aval

A criação do Fundo de Aval é importante para o BNDES porque cobre os riscos de operações que são efetuadas pelos agentes financeiros. “O Banco não conhece o produtor. Ele vai ter uma rentabilidade muito pequena para arriscar um volume grande de empréstimo para esses médios e pequenos produtores”, explica o superintende. “O agente financeiro prefere não arriscar. Agora, tendo um fundo estadual que garanta o risco do empréstimo, eu já posso repassar o dinheiro para o agente, que repassa para o produtor. Se houver algum problema de pagamento, o Fundo de Aval cobre esse empréstimo”.