BM&FBovespa firma parceria com Parque Tecnológico de S. José dos Campos

Objetivo é aproximar mercado financeiro e de capitais e empresas de base tecnológica e instituições com foco no empreendedorismo inovador

ter, 15/06/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

O Parque Tecnológico de São José dos Campos e o Instituto Educacional BM&FBovespa assinaram na segunda-feira, 14, um convênio para orientar e aproximar o mercado financeiro e de capitais de novas empresas e empreendedores, centros tecnológicos e instituições de pesquisa que têm foco no empreendedorismo inovador. A parceria prevê, entre outras ações, assessoramento e apoio aos projetos de pequenas e médias empresas de base tecnológica, por meio da apresentação dos mecanismos de financiamento disponíveis aos novos negócios e a promoção de atividades que incentivem o contato entre empreendedores e investidores. A parceria foi assinada em solenidade no próprio parque.

Pelo acordo, o Instituto Educacional BM&F Bovespa instalará, no Parque Tecnológico, uma unidade para atendimento ao público interessado em obter informações sobre empreendedorismo inovador e o mercado financeiro e de capitais. No espaço, também serão realizadas atividades de capacitação profissional com foco em gestão e práticas de governança corporativa, como cursos e treinamentos modulares (presenciais, semipresenciais e à distância), palestras, workshops e seminários. As atividades serão divulgadas a partir de agosto nos sites das instituições e no escritório de atendimento do Instituto Educacional BM&F Bovespa.

“O principal objetivo do parque é viabilizar empresas intensivas em tecnologia, mas é impossível fazer isso sem que se consiga inseri-las no mercado, especialmente o de capitais”, disse o diretor-geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Marco Antonio Raupp. “Por meio dessa parceria será possível suprir essa carência e facilitar o acesso ao mercado de capitais tanto das empresas instaladas no Parque como das situadas no entorno dele”, completou.

O diretor presidente da BM&FBovespa, Edemir Pinto, destacou que o convênio entre a instituição e o parque é inédito no mundo. “Não conhecemos nada semelhante em qualquer outro país”, disse. O executivo revelou também que a parceria integra o atual plano da bolsa de valores brasileira de aumentar em 50% nos próximos cinco anos o número de empresas listadas no mercado acionário nacional. “Essa iniciativa nos permitirá atingir a meta de termos mais 200 companhias, sendo 100 pequenas e médias, com ações negociadas na bolsa nos próximos cinco anos”, ressaltou. “E não poderíamos deixar de buscar o Parque Tecnológico de São José dos Campos para realizarmos um projeto como esse”.

Presente no evento, o secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Antonio Elias, disse que vê com muito bons olhos a aproximação do mercado de capitais das empresas de base tecnológica como as que estão presentes no Parque Tecnológico de São José dos Campos. “O parque tem excelência e conseguiu agregar um conjunto de empresas de base de conhecimento com apoio dos governos federal, estadual e municipal”, disse.

Já o diretor técnico e operacional do Parque Tecnológico, José Raimundo Coelho, destacou que é importante o incentivo e o apoio financeiro dados pelo governo às empresas de base tecnológica no início de suas operações. Mas que elas devem ter consciência de que precisam ter alternativas de caminharem mais tarde com as suas próprias pernas. “A inserção das empresas no mercado de capital é fundamental porque pode, justamente, dar sustentação a elas em médio e longo prazos”.

O prefeito de São José dos Campos destacou que a parceria BM&FBovespa-Parque reforçará a vocação tecnológica e as ações realizadas no âmbito municipal para promover o empreendedorismo. Eduardo Cury lembrou que “o empreendedorismo faz parte mesmo da grade curricular das escolas locais”. Ele também destacou que o convênio “será importante para preparar as pequenas e médias empresas para o futuro, de modo a torná-las competitivas para o mercado globalizado”.

Da Secretaria de Desenvolvimento