Blog dá voz a motociclistas e suas famílias

HC em Movimento colabora com informações para reduzir acidentes, mortes, lesões graves e orientar mudança de comportamento

sex, 27/07/2012 - 11h39 | Do Portal do Governo

Vítimas e familiares de motociclistas acidentados podem colaborar na redução das estatísticas de acidentes com motos por meio do blog HC em Movimento, uma ação do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas de São Paulo. O canal abre espaço para essas pessoas relatarem suas experiências e conscientizar os cidadãos. Esta sexta-feira, 27, é o Dia do Motociclista.

O blog faz parte de uma ação criada por profissionais do IOT, alarmados com o número de acidentados de moto, e, consequentemente, de mortes e lesões cada vez mais complexas. Para a fisiatra Júlia Greve, a troca de informações dentro da comunidade virtual pode ajudar na diminuição do sofrimento de vítimas e familiares e colaborar com a redução de acidentes.

Além de ser a voz das vítimas e familiares, o blog também oferece dicas de manutenção de motocicletas e possiu amplo conteúdo que visa, sobretudo, orientar os motociclistas a conduzirem com segurança. Mas a motivação maior é contribuir para reduzir acidentes, mortes, dor, incapacidades de mobilização e orientar uma mudança de comportamento.

Júlia destaca que essa mudança significa tirar o pé do acelerador, diminuir a velocidade, usar o veículo com responsabilidade e sabedoria, valorizar o transporte coletivo e preservar o espaço urbano para as pessoas. Segundo dados do HC, nos últimos cinco anos, o número de acidentados de moto atendidos no pronto-socorro do IOT aumentou 14%.

Do Portal do Governo do Estado