Blitze da Lei Seca autuou 141 motoristas em seis cidades no fim de semana

Ação coordenada pelo Detran submeteu 988 condutores ao teste do bafômetro

ter, 31/05/2016 - 19h22 | Do Portal do Governo

O Programa Direção Segura ação coordenada pelo Detran.SP para a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção  autuou 141 pessoas em operações de fiscalização da Lei Seca ocorridas nas cidades de Guarulhos, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo e Vinhedo entre a noite de sexta-feira (27) e a madrugada de domingo (29).

Combate ao tabagismo: faça sua denúncia na Lei Antifumo

Durante as blitze, foram aplicados ao todo 988 testes do etilômetro (conhecidos por bafômetro). No total, 89 condutores foram autuados por embriaguez ao volante e terão de pagar multa no valor de R$ 1.915,40 e responder a processo administrativo junto ao Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Outros 52 motoristas foram multados de acordo com o artigo 277 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) por terem se recusado a realizar o teste do bafômetro e receberão as mesmas penalidades acima descritas.

Entre os autuados, oito condutores responderão na Justiça por crime de trânsito, além de pagar a multa e ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa. Eles apresentaram índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro ou tiveram embriaguez atestada em exame clínico realizado por médico-perito da Polícia Técnico-Científica. Se condenados, poderão cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.

Direção Segura
Lançado no Carnaval de 2013, o Programa Direção Segura integra equipes do Detran.SP, das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, e do Corpo de Bombeiros. Pela Lei Seca (lei 12.760/2012), todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito a ampla defesa, até que a CNH seja efetivamente suspensa. Se o condutor voltar a cometer a mesma infração dentro de 12 meses, o valor da multa será dobrado.    

Do Portal do Governo do Estado