Blitz detém motoristas embriagados na Capital

Operação policial foi realizada na madrugada de sexta-feira, 7, em vários pontos da Capital

sex, 07/09/2007 - 13h35 | Do Portal do Governo

Uma operação em conjunto das polícias Civil e Militar desencadeada na madrugada desta sexta-feira, 7, em vários pontos da Capital, resultou na detenção de 57 motoristas que dirigiam embriagados. Outros 306 condutores foram submetidos ao teste do bafômetro com 161 autuações.

“É preciso que a sociedade se convença de que dirigir embriagado é crime. Isso coloca em risco a própria vida e a vida dos outros”, afirmou o governador de São Paulo, José Serra, três horas após o fim da incursão. “Operações como essas continuarão sendo feita para coibir que as pessoas dirijam embriagados”, emendou o secretário Estadual da Segurança Pública, Ronaldo Bretãs Marzagão. Segundo ele, diversas irregularidades nos 280 carros e 37 motos vistoriados foram constadas. Todos receberam auto de infração.

Marzagão acompanhou o início dos trabalhos da operação na zona norte da cidade. Ele relatou que enquanto São Paulo registra queda em ocorrências de homicídio doloso, tem aumentado o homicídio culposo – fruto de acidentes. “Então essas operações são muito importantes, não só no sentido repressivo, visando os que bebem, mas também no  sentido preventivo, evitando que aqueles que não bebem se sintam estimulados a fazer isso”, reforçou o secretário.

A operação batizada de Direção Segura contou com um efetivo superior a trezentos policiais. O objetivo é identificar motoristas alcoolizados no trânsito, prevenindo, desta forma acidentes, além da conscientização dos condutores a não dirigir após a ingestão de álcool.

De acordo com o tenente-coronel Emílio Luiz Santana Panhoza, comandante do 34º BPM/M, a meta é reduzir os efeitos do álcool na direção, sobretudo na véspera de um feriado prolongado. Panhoza disse que o limite de dosagem alcoólica permitido é de 0,30 miligramas de álcool por litro de sangue. Se o motorista tiver no sangue uma dosagem acima desse valor, acaba autuado com falta gravíssima, paga uma multa e perde sete pontos na carteira de habilitação. Além disso, o carro é recolhido pela polícia e o proprietário só poderá retirá-lo se apresentar um outro motorista que não estiver embriagado para dirigir o veículo.

Em ocorrências mais graves, por exemplo, uma pessoa bêbada ao volante atropela outra; neste caso, o motorista é detido e encaminhado a uma delegacia mais próxima para ser registrado um boletim de ocorrência.

O tenente-coronel também destacou a importância do policiamento de trânsito. “A própria presença da viatura da polícia nos principais cruzamentos da cidade acaba inibindo os motoristas, evitando que cometam algum tipo de infração, e o trânsito, automaticamente, flui melhor”, assegura.

Ação conjunta

O diretor do Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital), Aldo Galiano Júnior, também acompanhou a operação e destacou a importância desta ação conjunta entre as polícias. Para Galiano, esse tipo de ação não só diminui os acidentes de trânsito, mas conscientiza as famílias. “Às vezes, o pai é surpreendido com a notícia de um acidente e nem imagina que o filho se alcoolizou.”

Galiano também enfatizou que toda essa movimentação acaba inibindo todos os outros crimes. Um bom exemplo, segundo ele, foi uma operação realizada em janeiro deste ano na Rodovia dos Imigrantes, na chegada a São Paulo. O objetivo era combater o alcoolismo e os rachas de carros na região. Depois desta operação, acabaram constatando que hoje não existem mais rachas na avenida Ricardo Jafet, próxima a Imigrantes. “Vai ocorrendo uma conscientização dos motoristas que acaba diminuindo e resolvendo um grande problema que é o de acidentes de trânsito à noite. Não queremos acabar com a diversão, mas bebida e direção não combinam”, relata Galiano.

Balanço Geral

• 789 pessoas abordadas

• 306 motoristas submetidos ao bafômetro

• 57 autuados por dirigirem embriagados

• 280 carros fiscalizados

• 37 motocicletas fiscalizadas

• 01 veículo apreendido por falta de licenciamento

• 42 documentos automotivos apreendidos

• 07 CNHs apreendidas

• 02 ocorrências de porte de entorpecentes

Cleber Mata

Com Secretaria da Segurança Pública

(I.P.)