Black Friday: Procon-SP fará atendimento especial

Siga orientações do órgão de defesa do consumidor para aproveitar ofertas sem risco de arrependimento

qui, 24/11/2016 - 18h37 | Do Portal do Governo

O Procon-SP vai manter um plantão especial para registro de reclamações durante a Black Friday. O atendimento eletrônico e pelo telefone 151 começa no dia 24 e vai até as 2h do dia 25 de novembro, retorna as 6h do mesmo dia e prossegue até as 22h. O atendimento eletrônico também ficará disponível durante todo o fim de semana. O registro também pode ser feito pelas redes sociais do órgão, Facebook e Twitter.

Os consumidores também podem utilizar a hashtag #ProconSPdeolhonaBlackFriday para denunciar problemas com a maquiagem de desconto – situação em que o fornecedor eleva o preço do produto antes de anunciar a promoção -, cancelamento da compra sem justificativa e preços abusivos de fretes, entre outros.

Confira aqui as Dicas e direitos para uma compra segura

Monitoramento
Desde setembro passado, o Procon-SP vem fazendo o monitoramento de sites das principais redes varejistas para verificar se os descontos oferecidos nos produtos são verdadeiros. Anúncios de falsas promoções e descontos foram as principais reclamações ocorridas nos anos anteriores. Também estão sendo verificados casos de descumprimento das ofertas e instabilidades que inviabilizem a conclusão de compra pelo consumidor.

O Procon-SP também programou ainda visitas ao comércio na quinta (24) e sexta-feira (25) para verificar eventuais irregularidades.

Balanço 2015
O plantão montado pelo Procon-SP em 2015 registrou 1.184 atendimentos. Os principais problemas relatados foram: maquiagem de desconto (28,3%), produto / serviço indisponível (26%), mudança de preço ao finalizar a compra (16,4%) e site intermitente (5,1%).

Durante o plantão, o Procon-SP visitou 143 lojas físicas na capital e interior e autuou 44 estabelecimentos, ou seja, 30% das empresas. O maior problema foi a falta de preços em produtos, seguido por produtos com problemas na informação (falta de rótulo, validade ou rótulo/etiqueta em língua portuguesa).

Do Portal do Governo do Estado