Biodiversidade é tema do centro de educação ambiental do Villa-Lobos em junho

Confira a programação do CEA do parque paulistano para domingo, 15

sáb, 14/06/2008 - 19h19 | Do Portal do Governo

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Centro de Educação Ambiental do Parque Villa-Lobos traz uma programação especial para a garotada. O tema é a Biodiversidade: flora, fauna, fungos e microrganismos existentes em um determinado lugar. São jogos e brincadeiras que buscam trazer, de forma lúdica e divertida, conceitos e informações sobre os temas: Trilha das Aves, Mundo dos Micróbios e o jogo A casa dos animais. Não é necessário fazer inscrição com antecedência e a participação é gratuita.

Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia, o Brasil abriga cerca de 15 a 20% de toda a diversidade biológica mundial, o que confere ao nosso país uma extraordinária competitividade diante das demandas ambientais e biotecnológicas, nas quais o capital natural pode gerar grandes benefícios econômicos e sociais, quando bem administrado. Portanto, é fundamental que crianças, jovens e adultos tenham ciência da importância do tema em suas vidas e para o futuro do país.

E até o mês de julho acontece no Brasil um processo de consulta pública para a aprovação da lei sobre o patrimônio genético nacional, tornando imprescindível que a informação sobre a biodiversidade seja disseminada para a sociedade brasileira, propiciando condições para a promoção de um amplo debate nacional. Nesse sentido, o Centro de Educação Ambiental do Parque Villa-Lobos procura contribuir para o aprimoramento do conhecimento do público visitante do parque sobre as questões relacionadas à biodiversidade de uma forma geral.

CEAPVL foi inaugurado em 2006

O Centro de Educação Ambiental do Parque Villa-Lobos foi inaugurado dia 18 de abril de 2006. A gestão atual acontece por meio da parceria entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Instituto Unibanco e o Instituto Samuel Murgel Branco. A proposta do projeto de educação ambiental do CEAPVL é disponibilizar à comunidade oportunidades para lançar um novo olhar sobre o meio ambiente, conservação e proteção dos recursos naturais, empregando-se como laboratório a área verde urbana do parque, além de promover visitação a outros ambientes urbanos ou que prestam serviços ambientais à população.

O endereço do Parque Villa-Lobos é Av. Fonseca Rodrigues, 2.001 – São Paulo. O telefone do Centro de Educação Ambiental do parque é o (11) 3021-3182.

PROGRAMAÇÃO

15/06 – Domingo

Apoio a evento: Oficina de Orquídeas – das 10h00 às 12h00

Oficina sobre cultivo de orquídeas (teoria e prática), sob responsabilidade do Sr. Geraldo “Trisca” Neto.

Trilha das Aves – das 14h00 às 14h30

Vagas para até 30 crianças e adultos – Equipe CEAPVL.

Trilha das Aves – das 15h00 às 15h30

Vagas para até 30 crianças e adultos – Equipe CEAPVL.

 

Da Secretaria do Meio Ambiente

(I.P.)