Biodiversidade e Mata Atlântica ganham destaque em atração na Estação Ciência

Objetivo da Estação Natureza é chamar a atenção da população sobre importância dos biomas e dos ecossistemas e sua preservação

qua, 12/05/2010 - 11h40 | Do Portal do Governo

O biomas Mata Atlântica, Pampa, Cerrado, Pantanal e Amazônia e as características de cada um (variações de temperatura, cheiros, tipo de plantas e animais, entre outras) podem ser conhecidos e vivenciados na exposição Estação Natureza, atração integrante há pouco mais de um ano da Estação Ciência da Universidade de São Paulo (USP). Neste mês, em que se comemoram nos dias 22 e 27, respectivamente, o Dia da Biodiversidade e o Dia da Mata Atlântica, o objetivo dos monitores que recepcionam os visitantes está mais voltado para chamar a atenção da população sobre a importância dos biomas e dos ecossistemas e estimular a sua preservação.

Em seu primeiro ano de funcionamento, comemorado em março, a proposta atraiu 71.087 visitantes, dos quais cerca de 50% são estudantes, cujos professores têm interesse em oferecer, com o passeio, complementação ao conteúdo tratado em sala de aula. Para isso, eles passam antes por um encontro pedagógico, no qual são orientados sobre como trabalhar os temas em aula de forma que o conteúdo aprendido na visita seja reforçado e tenha continuidade.

A exposição é sensorial e foi concebida com base no conceito de que é necessário conhecer para preservar. Composta por cinco vagões de trem temáticos, proporciona emoção e experiência da realidade por meio do estímulo dos sentidos, causado pelas variações de temperatura, cheiros, projeções de imagens, modelos de animais e plantas, além de painéis fotográficos.

No final do passeio, o visitante encontra um ambiente onde sua imagem é refletida em espelhos com frases que o estimulam a repensar suas atitudes em relação ao meio ambiente, além de dicas para contribuir com a conservação da natureza. A atração é uma parceria com a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, que criou e mantém outros espaços semelhantes em Curitiba e Corumbá.

Interatividade

A Estação Ciência apresenta ainda outras propostas permanentes na área de meio ambiente, como os ensinamentos interativos de Geografia e Geologia sobre a formação do planeta Terra, diferenças de solo, sedimentação, exemplos de minerais encontrados no Brasil, relevo, entre outros. Na área de Biologia, os aquários permitem a observação de animais vivos (peixes, corais e cobras de diversas espécies). Os alunos também recebem orientação a respeito das grandes diferenças entre os mundos aquáticos dos mares e rios.

Serviço
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 8 às 18 horas; finais de semana e feriados, das 9 às 18 horas
Endereço: Rua Guaicurus, 1.394 – Lapa
Ingressos: R$ 2 (válido para todas as exposições); gratuito no primeiro sábado e terceiro domingo de cada mês
Informações: www.eciencia.usp.br; agendamento de grupos e escolas pelos telefones 3672-5364 e 3675-6889

Da Agência Imprensa Oficial