Bilhete único está integrado em todas as estações da Linha Azul do Metrô

Sistema foi inaugurado pelo governador Geraldo Alckmin, na estação Jabaquara do Metrô

sáb, 25/03/2006 - 18h30 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin esteve neste sábado, dia 25, na Estação Jabaquara do Metrô para inaugurar a integração ao Bilhete Único de todas as 23 estações da Linha 1-Azul do Metrô(Jabaquara-Tucuruvi). O evento contou com a participação do prefeito da Capital, José Serra.

Nas sete últimas estações desta linha onde o sistema ainda não estava liberado (Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde, São Judas, Conceição e Jabaquara), os validadores do cartão entraram em operação neste sábado.

Agora, duas das quatro linhas do Metrô em operação já estão totalmente integradas ao novo sistema. Os usuários já podem embarcar com o Bilhete Único nas 8 estações da Linha 2- Verde (Ana Rosa – Vila Madalena) ou em qualquer uma das 23 estações da Linha 1-Azul.

“É uma grande conquista para os usuários de transportes coletivos essa integração de trens, metrô e ônibus”, disse o governador.   Ele lembrou que com o mesmo bilhete você usa o revalidador e viaja em todos os terminais com uma boa economia para a população, “Tudo no valor de R$ 3 e de forma eletrônica”, concluiu.

Alckmin informou ainda que na próxima quinta-feira, dia 22, estará Linha 2 entregando mais duas estações de Metrô – Chácara Klabin e Imigrantes.

Linha 3 – Vermelha

Com a integração do Bilhete Único concluída nas estações das linhas 1 e 2 do Metrô, a prioridade é a instalação dos leitores do cartão magnético em todas as estações da Linha 3-Vermelha(Corinthians/Itaquera – Barra Funda).

No momento, duas das estações de maior movimento desta linha, Barra Funda e Sé, já operam com o Bilhete Único. A partir deste sábado,  o sistema também entrou em operação na estação Brás. Nas outras 15 estações da Linha 3, o Bilhete Único entrará em operação de forma gradativa.

A previsão inicial do Metrô é de que já no próximo dia 8 de abril as estações Itaquera, Artur Alvim, Patriarca, Guilhermina-Esperança, Vila Matilde e Penha estejam aceitando o Bilhete Único. No sábado seguinte, dia 15, o embarque com o cartão deverá estar liberado nas estações Carrão, Tatuapé, Belém, Bresser, Pedro II e Anhangabaú. Já no dia 22 de abril, será a vez das estações República, Santa Cecília e Marechal Deodoro aderirem ao novo sistema, concluindo assim a integração na Linha 3.

Transferências gratuitas

Mesmo com a implantação do Bilhete Único no sistema metroviário, todos os benefícios atuais concedidos aos passageiros continuam garantidos. As transferências gratuitas entre o Metrô e os trens da CPTM (que ocorrem atualmente nas estações Brás, Luz, Barra Funda e Santo Amaro), assim como na ponte ORCA, continuarão existindo nos moldes existentes.

Além disso, as gratuidades e passes especiais vigentes no Metrô continuam valendo com os mesmos bilhetes e condições oferecidas. Vale lembrar que o valor da tarifa integrada do Bilhete Único é de R$ 3,00 e dá direito a até quatro viagens, no período de duas horas, sendo um embarque no Metrô ou nos trens da CPTM e outros três nos ônibus municipais.

Carlos Prado