Bilhete Único completa dois anos

Benefício é usado por 1,4 milhão de usuários nos dias úteis

qui, 03/01/2008 - 20h42 | Do Portal do Governo

O Bilhete Único completou 2 anos de uso no Metrô no último dia 30 de dezembro. O benefício foi criado por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo no final de dezembro de 2005 com o objetivo de facilitar a inclusão de novos usuários à rede de transporte público.

Quando comparamos o número de passageiros transportados pagantes em novembro de 2005 (33 milhões), antes da implantação do Bilhete Único, com o número de passageiros transportados pagantes em novembro de 2007 (40 milhões), verificamos um aumento de 22%.

Um dos motivos desse crescimento de demanda foi a adoção do cartão inteligente, que favoreceu o acesso aos sistemas públicos de transporte e permitiu aos usuários ganhos econômicos, segurança e mais qualidade de vida.No Metrô, diariamente, entre os usuários transportados pagantes, 71% já utilizam o Bilhete Único.

Vale destacar que o aumento da demanda no sistema metroviário representa inclusão social, pois permite o acesso ao sistema de uma parcela da população de mais baixa renda.

Nos últimos anos, o Metrô registrou importante acréscimo dos usuários com renda familiar de até 4 salários mínimos. As entradas no sistema desse segmento de renda em 2005 representava 28% da demanda; 35%, em 2006; e, agora, 48%.

O Bilhete Único foi uma inovação tecnológica que permitiu com sua implantação o acúmulo de créditos eletrônicos para serem utilizados de forma integrada no Metrô, na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e nos ônibus urbanos da cidade de São Paulo.

Graças à integração tarifária proporcionada pelo bilhete, é possível fazer uma viagem sobre trilhos (Metrô e CPTM) e até três viagens nos ônibus urbanos.Os usuários que necessitarem da integração livre entre o Metrô e a CPTM devem procurar as estações Barra Funda, Brás, Luz e Santo Amaro.

Para facilitar a compra e o uso, o Bilhete Único pode ser adquirido e recarregado mais de uma vez nos postos da SPTrans, nas estações do Metrô, na rede de lotéricas, em bancas de jornais e em outros estabelecimentos credenciados.

Esse cartão inteligente permite o acesso ao Metrô, CPTM e aos ônibus urbanos pela tarifa de R$ 3,50. 

Do Metrô