Bicicletário mais utilizado da CPTM, em Suzano, completa dois anos

Ciclistas revelam que economizam tempo e dinheiro, além de terem mais segurança e qualidade de vida no trajeto ao local

qua, 22/05/2019 - 13h42 | Do Portal do Governo

O bicicletário da estação Suzano, que completou dois anos neste mês, melhorou o deslocamento e oferece qualidade de vida e economia para os moradores do Alto Tietê. Essa unidade é a maior da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com 576 lugares, e a mais utilizada.

Em média, 621 bicicletas são estacionadas por dia no local. O uso aumentou 22% em abril em relação ao mesmo mês do ano passado. Mesmo assim, há vagas disponíveis constantemente para novos ciclistas.

Exemplos não faltam para listar os benefícios. Há dois anos, Deócleo Carmo dos Santos, de 62 anos, caminhava 20 minutos todos os dias até a estação Suzano, na Linha 11-Coral, para ir de trem ao trabalho, em São Paulo.

Agora, o funcionário público chega à plataforma em apenas 5 minutos pedalando e estaciona a bike gratuitamente no bicicletário da CPTM. “Melhorou bastante meu dia a dia. De noite, para voltar para casa, é melhor porque pedalando eu vou mais rápido e é mais seguro”, ressalta.

Economia

Antes da abertura do bicicletário, o porteiro Cleberval Alves Ferreira, de 34 anos, gastava cerca de R$ 200 reais com ônibus por mês para chegar até a estação. Agora, ele utiliza a bicicleta diariamente e, além de economizar dinheiro, investe na saúde e tem mais tempo livre. “Antes, eu esperava o transporte e demorava muito. Com a bicicleta, eu faço meu horário”, comemora.

Já o operador de máquinas Sergio Santos, de 40 anos, utiliza o bicicletário para ir ao trabalho e para o lazer há cerca de um ano e meio. Antes do bicicletário, Sergio teve quatro bicicletas roubadas. “Hoje eu fico mais tranquilo, porque eu posso fazer compras, viajar e eu sei que minha bicicleta está segura. Então, ajudou muito. Aqui, cada dia é melhor”, afirma.

Diego Gonçalves Couto, de 32 anos, começou a usar o bicicletário há uma semana, quando iniciou o curso de auxiliar de enfermagem. O operador de telemarketing, que veio da Baixada Santista, achava que as pessoas não utilizavam muito a bicicleta aqui. “Eu me surpreendi. São quase 600 bicicletas. É incrível”, revela.

Incentivo

A opinião dos ciclistas de Suzano reflete o sucesso dos 33 bicicletários administrados pela CPTM, um incentivo para reduzir o tráfego de veículos, diminuir a poluição e melhorar a qualidade de vida da população.

Em abril deste ano, a média de utilização dos bicicletários da companhia aumentou 18% em relação ao mesmo mês do ano passado.  São 6.229 vagas disponíveis e a média de uso é de 3.798 ciclista por dia útil.

O passageiro pode fazer o cadastro on-line e uma webcam fotografa a bicicleta e seu dono. Um lacre numerado, com os dados do proprietário, é colocado na bicicleta, aumentando o controle de segurança.

Regras

O prazo máximo de permanência no bicicletário é de 72 horas. Depois desse limite, o cadeado pode ser rompido e a bicicleta não retirada vai para doação. O regulamento completo para utilização do bicicletário pode ser consultado pela internet.

A política de incentivo ao uso de bicicletas permite acesso de ciclistas nos trens da CPTM, de segunda a sexta-feira, das 20h30 até meia-noite; aos sábados, a partir das 14h e aos domingos e feriados, durante todo período comercial.