Bibliotecas no Metrô e na CPTM têm quase 39 mil sócios

As seis bibliotecas reúnem mais de 23 mil títulos entre romances, histórias infantis, policiais, infanto-juvenis, de autoajuda e outros

ter, 27/04/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

O programa Embarque na Leitura, que tem como objetivo incentivar e disseminar o hábito da leitura entre os 5,5 milhões de usuários que diariamente passam pela rede metro-ferroviária, já emprestou mais de 451,5 mil livros e conta atualmente com quase 39 mil sócios cadastrados.

São seis bibliotecas que emprestam livros de graça para o público. Juntas, elas reúnem mais de 23 mil títulos entre romances, histórias infantis, policiais, infanto-juvenis, de autoajuda e outros.

A primeira biblioteca Embarque na Leitura foi inaugurada em 2004 na Estação Paraíso do Metrô (Linha 1-Azul). Possui quase 19 mil associados e mais de 186 mil livros emprestados. No ano seguinte, foi a vez da unidade da Estação Tatuapé (Linha 3-Vermelha), que conta hoje com quase cinco mil associados, que já emprestaram mais de 109 mil livros. A biblioteca da Luz (Linha 1-Azul) foi aberta em 2006 e seus mais de seis mil associados já emprestaram mais de 79 mil livros.

O projeto chegou também ao Largo Treze (Linha 5-Lilás), registrando mais de 3,2 mil sócios e mais de 33 mil livros retirados. A mais nova biblioteca do Metrô, inaugurada na Estação Santa Cecília (Linha 3-Vermelha), em 2008, destaca-se pela coleção de livros infantis e em braile. Ela também inovou na arquitetura, com um balcão adaptado para portadores de necessidades especiais. Possui mais de três mil sócios e já contabiliza quase mais de 31 mil empréstimos.

O projeto Embarque na Leitura conta ainda com uma biblioteca na CPTM, na Estação Brás, inaugurada em junho de 2009. Até agora, já foram emprestados mais de 12,4 mil livros para os quase dois mil sócios.

As bibliotecas “Embarque na Leitura” contam com apoio do Ministério da Cultura e execução e gerenciamento do Instituto Brasil Leitor.

Como emprestar

As seis bibliotecas possuem cadastros independentes, mas o procedimento para realizá-los é o mesmo: o interessado deve apresentar documento de identidade e CPF (original e cópia), comprovante de residência recente (original e cópia) e foto 3X4. Menor de 18 anos deve estar acompanhado de um dos pais ou responsável.

Só poderá ser retirado um livro por vez. O empréstimo pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 11 às 20 horas. Os livros devem ser devolvidos em dez dias em qualquer horário, na caixa coletora localizada na lateral das bibliotecas ou nos balcões das bibliotecas, durante o horário de funcionamento. Os livros só podem ser devolvidos na mesma unidade em que foram retirados.

Do Metrô e da CPTM