Bibliotecas estaduais têm programação especial de férias

Unidades dos parques da Juventude e Villa-Lobos contam com atividades para todas as idades; ideia é que o público interaja e curta de forma divertida e lúdica

ter, 05/01/2016 - 13h01 | Do Portal do Governo

Janeiro, momento de aproveitar as tão esperadas férias escolares. E entre as opções, as bibliotecas dos parques da Juventude e Villa-Lobos, em São Paulo, prepararam uma série de atividades. A ideia é que o público de todas as idades interaja e curta de forma divertida e lúdica. E o melhor, cheia de conhecimento.

Na Biblioteca de São Paulo (BSP), localizada dentro do Parque da Juventude, a atividade Bebelê é um dos destaques. O programa utiliza livros-brinquedo, fantoches, tambores, chocalhos, brinquedos e músicas para interagir com os pequenos. A proposta é também ensinar pais ou responsáveis a repetir essa experiência em casa. Por isso, ao fim da atividade, eles são convidados a pegar emprestados kits com dois livrinhos e um fantoche.

Ainda voltado para os pequenos, a Biblioteca de São Paulo promove a Hora do Conto, um momento de contação de história realizada pela equipe da biblioteca e também por artistas convidados nas tardes de sexta-feira, sábado e domingo. A atividade propõe aguçar o hábito de leitura e a imaginação, além de fomentar a criatividade e exercitar o lado lúdico dos participantes.

Já o público jovem vai poder contar com o Luau, um espaço para shows de diversos estilos musicais como rock, funk, reggae e MPB, bem como leituras de poesias, apresentações de teatro e a discussão de ideias. Cada semana é definido um tema em conjunto com o público.

Os mais velhos não ficarão de fora. No domingo (17), a biblioteca recebe o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo, que organiza o Sarau na BSP.

Para mais informações, acesse o site oficial da BSP.

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) também tem atividades especiais. Entre os destaques da programação de janeiro está a Hora do Conto, realizada às sextas-feiras pela equipe da BVL e nos fins de semana por grupos e atores convidados. A ideia é dramatizar e encenar textos clássicos com intuito de promover a leitura e a imaginação de crianças, jovens e adultos.

Na sexta-feira (8) vai ser apresentada a obra Felicidade clandestina, de Clarice Lispector. Já nos finais de semana, a atração são os textos: Grilo, o adivinho, baseado no conto de Neil Philip; Histórias de Shakespirar, inspirado nos contos de Shakespeare; Tinha uma velhinha que engoliu uma mosca, adaptação da obra de Jeremy Holmes; 1 mundo em 80 dias, encenação do livro de Júlio Verne; João Grilo e os três cabelos de ouro do diabo, baseado no conto dos irmãos Grimm; A princesa que tudo sabia, menos uma coisa, extraído do conto de Rosana Pamplona.

Outra atração é o 4º Encontro de Booktubers para Inscritos. A primeira parte do programa vai ser a reunião dos fãs com os booktubers entre o orquidário e a Biblioteca, na área do parque. Em seguida, vão ser realizadas duas sessões de bate-papo no auditório da biblioteca (sujeito a lotação) onde os fãs poderão tirar suas dúvidas, compartilhar ideias e conhecer um pouco mais os Booktubers convidados como Índice X, Geek Freak, Nathalia Cardoso, Gleice Couto e Vitor Martins.

O credenciamento pode ser realizado através de um formulário on-line ou, se preferir, acesse a página no Facebook.

Confira mais detalhes da programação no site da BVL.

SERVIÇO
Programação de férias nas bibliotecas estaduais

Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude
Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630
Telefone: (11) 2089-0800
Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul
Aberta de terça a sexta, das 9h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h
Local com acessibilidade para deficientes com estrutura de locomoção, informativas, de conteúdo, programação, tecnológica e a disponibilização de profissionais capacitados para inclusão de pessoas com deficiências aos espaços

Biblioteca Parque Villa-Lobos 
Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2.001 ou Avenida Queiróz Filho, 1.205,
Alto de Pinheiros
Telefone: (11) 3024-2500
Funcionamento do parque: de segunda a segunda, das 10h às 20h

Do Portal do Governo do Estado