Bibliotecas “Embarque na Leitura” do Metrô ultrapassam a marca de 200 mil empréstimos

A estação Largo Treze, que tem apenas dois meses de funcionamento, já totaliza 1.480 empréstimos

qua, 20/02/2008 - 8h01 | Do Portal do Governo

As bibliotecas “Embarque na Leitura” do Metrô atingiram a marca de 202.519 livros retirados. O projeto teve início em setembro de 2004 e, hoje, já são quatro unidades com empréstimos gratuitos de livros ao público na rede metroviária, com instalação nas estações Paraíso (linhas 1-Azul e 2-Verde), Tatuapé (Linha 3-Vermelha), Luz (Linha 1-Azul) e Largo Treze (Linha 5-Lilás).

A campeã no ranking dos empréstimos é a estação Paraíso, onde já foram retirados 115.958 livros. E até a estação Largo Treze, que tem apenas dois meses de funcionamento, já totaliza 1.480 empréstimos.

As bibliotecas têm 25.599 leitores cadastrados, sendo 14.851 na estação Paraíso, 6.817 em Tatuapé, 3.966 em Luz e 565 na estação Largo Treze. Os quatro acervos totalizam 14.184 obras de vários temas: Literatura brasileira e estrangeira, Filosofia, Religião, Sociologia, Artes, História e Geografia, sem contar a grande variedade de títulos infanto-juvenis e de auto-ajuda.

Com atendimento diferenciado para deficientes visuais, a biblioteca oferece também um acervo em braile composto por diversos títulos. Além do empréstimo gratuito de livros à população, a “Embarque na Leitura” promove eventos periódicos como tarde de autógrafos e conversa com escritores e contadores de história.

Perfil dos Leitores e Livros mais Retirados

Do total de usuários da biblioteca “Embarque na Leitura”, cerca de 2/3 são mulheres e 1/3, homens. Em números são 17.194 leitoras contra 8.405 leitores. A maioria possui o Ensino Médio Completo e Curso Superior, em andamento ou concluído. A faixa etária predominante entre os usuários é de 21 a 30 anos.

Entre os títulos mais procurados em 2007, estão: “Fortaleza Digital”, de Dan Brown; “Enfrentando Fogo”, de Nora Roberts; “Anjos e Demônios”, de Dan Brown; “O caçador de pipas”, de Khaled Hosseini; “Marley e Eu”, de John Grogan; “O Código Da Vinci”, de Dan Brown; “Lágrimas da Lua”, de Nora Roberts; “O livreiro de Cabul”, de Asne Seierstad; “Neve”, Orhan Pamuk; e “A Cidade do Sol”, Khaled Hosseini.

Serviço

Para se cadastrar e ter o acesso gratuito ao empréstimo de livros, o interessado deve apresentar documento de identidade, comprovante de residência e uma foto 3×4. Menores de doze anos devem estar acompanhados dos pais. Somente poderá ser retirado um livro por vez.

O horário de funcionamento das bibliotecas é das 11 às 20 horas, de segunda a sexta-feira. Os livros retirados devem ser devolvidos na mesma unidade, porque os cadastros das bibliotecas são distintos. Os exemplares emprestados têm prazo para devolução de 10 dias e podem ser entregues em qualquer horário, em uma caixa receptora instalada no local.

Do Metrô

(M.C.)