Bibliotecas “Embarque na Leitura” do Metrô já emprestaram 150 mil livros

As bibliotecas funcionam de segunda à sexta, das 11h às 20h, exceto feriados

qua, 04/07/2007 - 17h43 | Do Portal do Governo

O projeto Embarque na Leitura do Metrô já emprestou 150 mil livros desde o ano de sua criação, em 2004. No total são 3 bibliotecas já instaladas dentro das estações do Metrô. A primeira foi inaugurada na estação Paraíso, integração entre as Linhas 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi) e 2-Verde (Alto do Ipiranga – Vila Madalena) em 2004.

A segunda foi na estação Tatuapé da Linha 3 – Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda) em 2005 e a terceira foi na Estação Luz da Linha 1 – Azul (Jabaquara – Tucuruvi) em 2006.

A iniciativa tem o gerenciamento do Instituto Brasil Leitor e o patrocínio da AES Eletropaulo e das empresas do Grupo Usiminas.

As bibliotecas possuem mais 21 mil sócios. Entre os cadastrados, a maioria é do sexo feminino, que representam 67,5% do total. O acervo das três bibliotecas somadas chega a mais de 11 mil livros, sendo 4.910 títulos em Paraíso, 3.494 em Tatuapé e 2.741 em Luz. Por mês, mais de 7.000 livros são emprestados. A média de empréstimos diários supera 320 livros.

Entre as obras mais retiradas estão O Código Da Vinci, Fortaleza Digital e Anjos e Demônios de Dan Brown, Memórias de Minhas Putas Tristes, de Gabriel García Marques e a Casa na Rua Esperança, de Danielle Steel.

Para se cadastrar o usuário deve apresentar RG, CPF e comprovante de endereço (original e cópia), além de 1 foto 3×4 para a confecção da carteirinha de sócio.

As bibliotecas “Embarque na Leitura” do Metrô funcionam de segunda à sexta, das 11h às 20h, exceto feriados.

Caso seja necessário devolver algum livro fora do horário de atendimento, o sócio poderá depositá-lo em uma caixa coletora localizada na parte externa da biblioteca.

Da Companhia do Metropolitano de São Paulo