Bibliotecas do Metrô já emprestaram mais de 600 mil livros

Leitores podem retirar exemplares gratuitamente em três estações (Paraíso, Tatuapé e Santa Cecília) e ainda na estação Brás da CPTM

seg, 07/05/2012 - 10h29 | Do Portal do Governo

Desde a inauguração da primeira biblioteca Embarque na Leitura, em 1º de setembro de 2004 na Estação Paraíso do Metrô (linhas 1-Azul e 2-Verde), 606.897 mil livros já foram emprestados por passageiros do sistema. 

Além da Estação Paraíso, os leitores têm ainda outras três unidades do Embarque na Leitura: Estação Tatuapé (Linha 3-Vermelha), Estação Santa Cecília (Linha 3-Vermelha) e Estação Brás da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que foi entregue em 2009. 

A iniciativa de incentivo à leitura integra o projeto “Ler é Saber”, do Instituto Brasil Leitor (IBL). A parceria do Metrô com o IBL – entidade que administra as bibliotecas – facilita o acesso aos livros e oferece acervos completos para empréstimo gratuito.

Os acervos contemplam os mais diversos estilos literários: literatura brasileira, autoajuda, best-seller, infanto-juvenil, filosofia, religião, ciências sociais, linguística, artes e história, entre outros. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 11h às 20h. 

Para se inscrever, os interessados devem apresentar documento de identidade e CPF (original e cópia), juntamente com uma foto 3×4. Também é necessário levar o comprovante de residência (original e cópia). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores são cadastrados e recebem uma carteirinha de identificação com foto e código de barra para fazer os empréstimos gratuitamente.

Do Portal do Governo do Estado