Bibliotecas do Embarque na Leitura registram mais de 200 mil empréstimos

Empréstimo de livros das bibliotecas do Embarque na Leitura já passa de 200 mil

sex, 22/02/2008 - 8h31 | Do Portal do Governo

Cerca de 26,5 mil passageiros do Metrô estão expandindo seus horizontes artísticos e culturais com o acervo de 14,2 mil obras

As bibliotecas do projeto Embarque na Leitura do Metrô atingiram, no início de fevereiro, a marca de 202,5 mil livros retirados. Criada em setembro de 2004, o programa dispõe hoje de quatro postos instalados nas estações Paraíso, Tatuapé, Luz e Largo Treze.

O serviço oferece empréstimo grátis de livros para o passageiro da rede metroviária e promove eventos periódicos, como tardes de autógrafo com escritores e contadores de estórias. Um dos destaques é o atendimento diferenciado para o deficiente visual, que tem à disposição diversos títulos em braile. Mais leitoras – Nos quatro anos do Embarque na Leitura, foram cadastrados 26,5 mil passageiros leitores, sendo 14,9 mil na estação Paraíso, 6,8 mil na Tatuapé, 4 mil na Luz e 500 no Largo Treze. A biblioteca da estação Paraíso é a pioneira e também a campeã no ranking dos empréstimos, com 116 mil livros. A do Largo Treze é a mais nova, foi inaugurada em dezembro e já registra 1,5 mil atendimentos.

Do total de cadastrados, há 17,2 mil mulheres (66%) e 8,4 mil (33%) homens. A maioria dos leitores passageiros possui ensino médio completo e formação superior concluída ou em andamento. A faixa etária predominante é de 21 a 30 anos.Acervo diversificado – O conjunto do acervo das quatro unidades totaliza 14,2 mil livros, com grande a variedade de temas. As opções incluem títulos infanto-juvenis, auto-ajuda, literatura brasileira e estrangeira, filosofia, religião, sociologia, artes, história e geografia.

Em 2007 os títulos mais retirados foram os dos autores Dan Brown (O Código Da Vinci, Fortaleza Digital e Anjos e Ddemônios), Nora Roberts (Enfrentando Fogo e Lágrimas da Lua) e Khaled Hosseini (O Caçador de Pipas e A Cidade do Sol). Completam a lista Marley e Eu, de John Grogan; O Livreiro de Cabul, de Asne Seierstad, e Neve, de Orhan Pamuk.Carteirinha e retiradas – Para se associar em uma das quatro bibliotecas, o interessado precisa preencher ficha de inscrição. Por enquanto, a carteirinha vale somente na unidade escolhida, porque os sistemas de informática dos postos ainda não estão integrados.

O horário de funcionamento das bibliotecas é das 11 às 20 horas, de segunda-feira a sexta-feira. A inscrição requer RG original, comprovante de residência e entrega de uma foto 3×4. Menor de 12 anos precisa estar acompanhado do pai, mãe ou responsável.

É possível retirar somente um livro de cada vez. O prazo para devolução é de dez dias e não é permitido entregar livros de uma biblioteca em outra. O empréstimo pode ser renovado, desde que outro usuário não tenha pedido a obra. O retorno das publicações pode ser feito em qualquer horário na caixa coletora da biblioteca cedente, porém atraso no prazo causa suspensão temporária do usuário por 15 dias.

Do Metrô

(M.C.)