Bibliotecas de ensino a distância recebem mais 9 mil títulos

Aquisição beneficia graduandos do curso Unesp/Univesp de Pedagogia semipresencial

sex, 18/03/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

As bibliotecas dos polos do curso semipresencial de Pedagogia, situados em câmpus da Universidade, receberão ao longo deste semestre o reforço de nove mil obras na área de humanas. A ampliação do acervo será feita por meio do convênio da Unesp com o programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT). Serão investidos R$ 450 mil nesta primeira etapa de aquisição. A previsão é de que até 2013 cerca de R$ 1 milhão seja destinado para a compra de livros.

O material será distribuído entre as bibliotecas dos 21 polos de apoio presencial do curso de graduação em Pedagogia, oferecido pela Unesp em parceria com a Univesp, e localizados nas unidades universitárias. O curso é a primeira graduação a distância da Universidade e atende preferencialmente professores de educação básica da rede de ensino estadual. Mais de 1.300 livros já foram entregues em dezembro de 2010.

Integração

O acervo estará disponível também para os demais alunos dos câmpi da Unesp e para a comunidade em geral. De acordo com a pró-reitora de Graduação, Sheila Zambello de Pinho, a ampliação do acervo contribui para estreitar o contato dos estudantes com a instituição. “A aquisição desses livros, disponíveis nas bibliotecas das unidades, possibilita aos alunos do curso maior participação na comunidade unespiana, com vivência plena do ambiente acadêmico”, diz a professora. “Os alunos dos demais cursos também poderão usufruir desse material didático”.

As publicações foram indicadas pelos professores autores das disciplinas do curso de Pedagogia, que são também docentes da Unesp. Os títulos adquiridos nesta primeira compra contemplam os módulos “Introdução à Educação” e “Educação, cultura e desenvolvimento” e incluem obras como: História da Educação no Brasil, de Otaiza Oliveira Romanelli; Dialética do Esclarecimento, de Theodor Adorno e Max Horkheimer; Sobre a Pedagogia, de Immanuel Kant; Educação Infantil: fundamentos e métodos, de Zilma Ramos de Oliveira, e A evolução psicológica da criança, de Henri Wallon, entre outras.

Da Unesp