Bibliotecas da capital reúnem atrações gratuitas neste fim de ano

Instituições da Secretaria da Cultura do Estado promovem atividades como exposição de memórias e de arquitetura modernista

qui, 06/12/2018 - 10h13 | Do Portal do Governo

Diversas exposições gratuitas poderão ser vistas, neste fim de ano, pelos frequentadores da Biblioteca de São Paulo (BSP) e da Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), instituições da Secretaria da Cultura do Estado, geridas pela Organização Social SP Leituras, que está entre as 100 Melhores ONGs do Brasil.

A Mostra Fotográfica de Arquitetura Modernista de Kaunas, apresentada pelo Consulado Geral da Lituânia em São Paulo, em parceria com a Secretaria da Cultura, Secretaria do Meio Ambiente do Estado e a BVL, terá abertura neste sábado (8), às 11h. Vale destacar que a iniciativa segue no local até 20 de janeiro, sempre de terça-feira a domingo, das 9h30 às 18h30.

A exposição reúne fotografias da arquitetura do início do século XX, de Kaunas, segunda maior cidade da Lituânia. Nascida como exposição cultural contra o antigo modo de vida e da maneira de pensar, essa arquitetura, em pouco mais de 20 anos, deu à cidade o rosto da Bauhaus da Europa moderna. A curadoria é assinada por Gintaras Bal?ytis, diretor do Festival de Arquitetura de Kaunas.

Memórias

A partir da próxima terça-feira (11), às 14h, a BSP apresenta a exposição “A Zona Norte Conta Suas Histórias”, que reúne as memórias, em formato de textos e desenhos, contadas por moradores da capital paulista. O grupo integrou o processo de formação, promovido pelo Museu da Pessoa com a equipe BSP, que pôde aprender a metodologia de memória social e utilizá-la na coleta de registros orais, escritos e ilustrativos da história dos espaços, regiões e comunidades.

Foram ouvidas histórias de vida de moradores da Vila Baruel, Vila Rica, Jardim Paraná, Casa Verde, Freguesia do Ó e Jardim Elisa Maria. A mostra segue até 13 de janeiro. A visitação pode ser feita de terça-feira a domingo, entre 9h30 e 18h30.

De acordo com a pasta, não é necessário fazer inscrição para as atividades. Basta aproveitar as opções de lazer e conhecimento nas duas bibliotecas.

SERVIÇO

Mostras na Biblioteca de São Paulo e da Biblioteca Parque Villa-Lobos no fim de ano

Biblioteca de São Paulo
Local: Parque da Juventude
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 – Santana – São Paulo – SP (ao lado da Estação Carandiru, do Metrô)
Telefone: (11) 2089-0800

Biblioteca Parque Villa-Lobos
Endereço: Av. Queiroz Filho, 1205 – Alto de Pinheiros – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3024-2500