Bibliotecas BSP e BVL têm atrações especiais nas férias de julho

Além das atividades fixas, programação gratuita é para todas as idades

sáb, 02/07/2016 - 17h24 | Do Portal do Governo

As Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos, espaços da Secretaria da Cultura do Estado, oferecem ao longo do mês de julho, além das atividades fixas, programação especial de férias para todas as idades. Confira:

Biblioteca de São Paulo
A Oficina de Rimas será realizada no sábado (23). Indicada para toda a família, a atividade visa estimular os participantes a criarem poemas a partir de rimas, que serão transformadas em histórias, formando uma criação coletiva. É a partir das 14h30 e não é necessário se inscrever.

Para os fãs do xadrez, a segunda edição do Torneio de Férias – Xadrez na BSP será realizada no domingo (24). Ao longo de todo o dia, serão disputadas diversas partidas de xadrez e os melhores pontuados serão premiados. A atividade começa às 10h e para participar, basta se inscrever pelo e-mail agenda@bsp.org.br ou no balcão de atendimento da biblioteca até o dia 21 de julho.

Às sextas-feiras, sempre às 15h30, o Pontos MIS exibirá gratuitamente o longa brasileiro Brichos, com direção de Paulo Munhoz, na sessão infantil. Para crianças acima de 10 anos, longa Tapete Vermelho – Ele só queria ver um filme do Mazzaropi, será exibido às terças-feiras, às 10h. Na mesma data e horário, maiores de 12 anos poderão conferir o curta-metragem “Um dia… e logo depois um outro”, dos diretores Nando Olival e Renato Rossi.

Às terças-feiras, a Biblioteca realiza os Jogos Sensoriais, que estimulam as habilidades sensoriais e a memória, por meio de jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência.  

As crianças a partir de 6 anos podem aproveitar o Brincando e Aprendendo, às quartas-feiras, às 15h e o Pintando o 7, às quintas-feiras, também às 15h. As atividades deste mês envolvem o livro Alice no País das Maravilhas, Sítio do Pica Pau Amarelo, Harry Potter, entre outros.

A Hora do Conto é realizada às sextas-feiras, às 15h, e aos sábados e domingos, às 16h. Em julho, participam a Cia. de Teatro Nois na Mala, Cia. Conto em Cantos, o Grupo Mãos de Fada, a Trupe Borboletras, Lili Flor e Paulo Pixu, Cia. Ginga e Prosa, Cia. do Liquidificador, Mirela Estelles e Amarilis Reto, com interpretação em Libras, no domingo, 24, a Cia. do Mar e o Grupo Histórias em Movimento.

Às quintas, às 16h e às sextas-feiras, às 10h, o Férias na BSP trará um circuito de jogos ao longo de todo o mês de julho.

Aos sábados, o Bebelê é realizado às 11h e às 15h e é destinado a bebês e crianças entre 6 meses e 4 anos. Ainda aos sábados, às 11h, o Jogos para Todos ensina as regras e os movimentos do xadrez. Para pessoas com deficiência visual, a Biblioteca dispõe de tabuleiros adaptados.

O Domingo no Parque será realizado nos dias 3, 17 e 31, a partir das 11h30. Além do Bebelê, o espaço promove também sessões de contação de histórias para toda a família. Participam neste mês as Companhias Mapinguary, Duo Encantado e Do Tok Tok.

Biblioteca Parque Villa-Lobos
A programação especial começa neste domingo (3), às 13h00, com o Jogos do Mundo. A atividade será realizada com o Coletivo Caravana Lúdica e consiste no uso de réplicas de tabuleiros de diversas partes do mundo e diferentes épocas que trabalham o raciocínio lógico de forma lúdica e proporciona a troca de experiências intergeracionais.

O videogame também ganha espaço com a Oficina A Evolução Artística dos Videogames, que será realizada nos sábados, 9, 16, 30 de julho e 6 de agosto, com o jornalista João Varella. A atividade abordará narrativa, tecnologia, história e também um pouco sobre o mercado de games.

As crianças a partir de 7 anos poderão participar da oficina Roda de Rima, que propõe uma roda de leitura com diversas atividades de escrita e brincadeiras envolvendo rimas e criatividade. É no domingo, 17, a partir das 14h.

O Torneio de Férias – Xadrez na BVL será realizado no dia 31, às 10h. Para participar é preciso se inscrever até o dia 28 de julho, pelo e-mail agenda@bvl.com.br ou no balcão de atendimento da biblioteca.

Indicado para maiores de 11 anos, os Jogos Sensoriais são realizados as terças, às 16h30. Todas as quartas-feiras, às 15h00, o Férias na BVL traz uma brincadeira diferente por semana. Haverá “Jogo da Forca”, “Timeline”, “Eu Conto”, “Telefone sem Fio” e muito mais. Também às quartas, o Pintando o 7 traz uma série de atividades para as crianças acima de 6 anos.  

O Pontos MIS exibe às quintas-feiras, às 14h, o curta-metragem Nina e o longa Garoto Cósmico, ambos com classificação livre.

Às sextas-feiras, às 15h, e aos sábados e domingos, às 16h, o Hora do Conto conta a participação de Mirela Estelles e Amarilis Reto, com interpretação em Libras, neste domingo (3) a Cia. Pé do Ouvido, Cia. Do Tok Tok, a Cia. do Mar, entre outras. O Brincando e Aprendendo também é realizado às sextas-feiras, às 15h30.

Aos sábados o espaço oferece o Bebelê, às 10h30 e o Jogos para Todos, às 15h. Por fim, o Domingo no Parque será realizado nos dias 10 e 24, a partir das 11h. Neste mês, participam a Cia. Do Tok Tok e Cia. Mapinguary.

Os espaços oferecem ainda outras atividades, envolvendo outros temas. Para a programação completa acesse: www.bsp.org.br e www.bvl.org.br.

As informações são da Secretaria de Estado da Cultura.

SERVIÇOS
Programação de férias das Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos

Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude
Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630 | Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul
Telefone: (11) 2089-0800
Aberta de terça a domingo, das 9h30 às 18h30

Biblioteca Parque Villa-Lobos
Endereço: Avenida Queiróz Filho, 1.205, Alto de Pinheiros
Telefone: (11) 3024-2500
De terça a domingo, das 9h30 às 18h30

Locais com acessibilidade para deficientes com estrutura de locomoção, informativas, de conteúdo, programação, tecnológica e a disponibilização de profissionais capacitados para inclusão de pessoas com deficiências aos espaços.

Do Portal do Governo do Estado