Biblioteca Walter Wey reabre ao público e ganha mais espaço

Criada há 36 anos, acervo tem mais de 40 mil títulos No segundo semestre deste ano consultas serão informatizadas Espaço está aberto de terça-feira

qui, 20/04/2006 - 14h01 | Do Portal do Governo

O acervo da Biblioteca Walter Wey da Pinacoteca do Estado está reaberto ao público. Após permanecer fechado por um mês, o espaço voltou a funcionar em 11/4 em novo endereço: Estação Pinacoteca, no Largo General Osório. A mudança foi realizada para acomodar melhor o grande número de livros, jornais e revistas adquiridos nos últimos anos.

Criada em 1970, a biblioteca tem livros que preservam a história das artes plásticas do Brasil e do exterior e engloba a história da Pinacoteca, suas exposições e realizações desde seu início, em 1911. Nos arquivos estão também informações sobre pintores, escultores entre outros artistas de destaque durante todo o período de sua mostra. São aproximadamente 900 registros disponíveis para consulta pública.

“Recebemos um público variado, desde pesquisadores, alunos do colegial, de mestrado e doutorado até grupos de crianças pequenas que vêm conhecer os artistas e acabam voltando com os pais”, revela a coordenadora da biblioteca, Lucila de Sá Carneiro, 73 anos. Ela conta que muitas obras do acervo são teses desses mestres e doutores que encontraram na biblioteca sua fonte de pesquisa. 

Além dos livros, o acervo conta com documentos e objetos pessoais doados por famílias de artistas famosos e personalidades do mundo das artes. “As famílias de artistas têm a consciência da importância dessas doações”, diz Lucila de Sá Carneiro.

Lá estão obras como o rascunho de uma conferência que Anita Malfati proferiu em 1951; catálogos de exposições Antonio Bandeira, com anotações feitas pelo artista; a caderneta de receita das tintas utilizadas por Tarsila do Amaral em seus quadros; cartas e cartões do artista plástico Almeida Júnior; e documentos pessoais do arquiteto Ramos de Azevedo, que projetou o prédio da Pinacoteca do Estado há mais de cem anos.

O acervo da biblioteca conta com mais de 4 mil livros e 40 mil catálogos. São três hemerotecas (coleções de jornais e revistas) classificadas por cores: na verde, estão guardados recortes de notícias e todo o material disponível sobre a história da Pinacoteca; na azul estão reunidos dados sobre artistas com trabalhos na coleção da Pinacoteca; e a amarela possui informações sobre artistas que não têm obras no museu.

A partir do segundo semestre deste ano todo o acervo da Walter Wey começará a ser informatizado. Está prevista a instalação de uma videoteca no espaço. “Teremos vídeos sobre artistas e sobre suas obras aqui”, informa a coordenadora.

Serviço:

Biblioteca Walter Wey da Pinacoteca do Estado
Endereço: Largo General Osório, 66. Metrô Luz
De terça a sexta-feira, das 10h às 17h30
Aos sábados e feriados, das 10h às 13h e das 14h às 17h30

Jaina Carvalho