Biblioteca Virtual traz especial sobre idosos

Texto destaca aumento da população brasileira de idosos, estimada em 21 milhões de pessoas

seg, 07/12/2009 - 15h49 | Do Portal do Governo

A Biblioteca Virtual traz este mês uma matéria especial que destaca o crescimento da população de idosos em nosso País. Atualmente, o Brasil conta com cerca de 21 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Nos últimos dez anos, a proporção de idosos cresceu em 23%. Em contrapartida, a proporção de crianças, de até quatro anos de idade, sofreu uma queda de 22,6% no mesmo período. Os números comprovam uma tendência que é verificada nos países desenvolvidos: a queda da taxa de fecundidade.

No Brasil, a expectativa de vida é de 69 anos para os homens e 72 para as mulheres. Esse aumento é reflexo dos avanços e melhorias da tecnologia, da medicina e, consequentemente, da qualidade de vida, ao longo da história da humanidade.

Ainda sobre este tema, o destaque da seção Programas e Projetos Sociais é o Espaço de Convivência do Idoso promovido pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural (Fussesp). O espaço funciona no Parque da Água Branca e atende pessoas com idade acima de 60 anos. Hoje, 360 alunos estão matriculados nas Oficinas oferecidas no Espaço, que contam com 15 monitores contratados pela Secretaria Estadual da Cultura e com 12 voluntários.

Para ler estas e outras matérias, clique aqui.

Saiba mais sobre a Biblioteca Virtual 

A Biblioteca Virtual, ligada à Secretaria de Comunicação oferece gratuitamente um serviço eletrônico de informações. No site, estão disponíveis conteúdos e indicações de fontes de informação de diversos temas (cidadania, legislação e Governo, São Paulo, turismo e temas diversos). O grande diferencial é o serviço de referência virtual: qualquer pessoa pode solicitar uma informação de qualquer assunto, para qualquer finalidade, através do Fale Conosco do site.

Além disso, ela desenvolve e disponibiliza o Programa e Projetos Sociais, uma base de dados que reúne programas e projetos sociais oferecidos pelo Governo. Ela tem sido construída com o auxílio das diversas ouvidorias dos órgãos e Secretarias.

Conselho do Idoso elege novos conselheiros

Foi realizada no sábado, 5, no Parque da Água Branca, a 12ª Conferência Estadual e a eleição dos novos conselheiros para o Conselho Estadual do Idoso (CEI) biênio 2010-2011. Os candidatos e delegados foram indicados por meio de eleições regionais, realizada em cada uma das 15 regiões administrativas do Estado de São Paulo.

Ligado à Secretaria de Relações Institucionais do Governo do Estado de São Paulo, o CEI existe desde outubro de 2007 para articular questões de cunho social e políticas públicas para a pessoa idosa – tanto na esfera estadual quanto da representação nacional.