Biblioteca Virtual tem especial sobre olimpíadas

Informações, dicas e curiosidades sobre as Olimpíadas e sobre a China. Esse é o foco da coluna “Assunto em Destaque” da Biblioteca Virtual do Governo

dom, 10/08/2008 - 14h25 | Do Portal do Governo

Informações, dicas e curiosidades sobre as Olimpíadas e sobre a China. Esse é o foco da coluna “Assunto em Destaque” da Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo neste mês. A coluna, com o título “É Tempo de Olimpíadas”, entrou no ar nesta sexta-feira, 8, dia da abertura oficial das Olimpíadas 2008 em Pequim, e é importante fonte de informações para professores, estudantes, profissionais de imprensa e demais interessados no tema.

Pequim ou Beijing?

Na coluna, os internautas encontrarão informações gerais sobre o maior espetáculo esportivo do planeta e sobre o país que sedia a edição deste ano. Poderá, por exemplo, saber mais sobre a história dos Jogos Olímpicos, as mascotes deste ano e seus significados, curiosidades sobre as Olimpíadas e a história da China.

Também é possível assistir a dois vídeos: o que foi preparado pela China para promover o evento deste ano e o da abertura dos Jogos Olímpicos de 1936, realizados em Berlim, na Alemanha, durante o governo de Adolf Hitler.

“Os vídeos mostram como o evento cresceu ao longo dos anos e ganhou dimensões inclusive na política”, afirma a bibliotecária Sandra Hirashiki, responsável pelas pesquisas e pela estruturação do conteúdo da coluna na Biblioteca Virtual.

Sandra ressalta o fato de que essa edição das Olimpíadas é um tanto polêmica, em razão da política local e dos problemas envolvendo as diversas etnias que convivem no território chinês. Por isso, a coluna também privilegiou a história chinesa.

A coluna também se preocupou em esclarecer uma dúvida recorrente, a da pronúncia e forma correta de escrever o nome da capital chinesa que sedia os jogos deste ano: Pequim ou Beijing?

Além das informações, a coluna também relaciona diversos links ligados ao tema para que o internauta possa fazer sua própria pesquisa. Entre eles estão os links para sites sobre as Olimpíadas, como as páginas oficiais dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Pequim; sobre a China, como o do Governo da República Popular da China; sites com dicas de gastronomia e cultura chinesa e até páginas que ensinam o mandarim (idioma chinês) pela internet.

Sucesso de público

A Biblioteca Virtual (BV) é um serviço gratuito de auxílio à pesquisa e direcionamento para fontes de informações que o Governo do Estado de São Paulo oferece a toda a população pela internet.

Para manter o site da BV atraente e atualizado, a equipe responsável pelas pesquisas e respostas aos usuários criou o “assunto em destaque”. Na coluna é possível encontrar informações sobre temas relevantes para aquele período do ano. Quando termina o mês e um novo destaque é inserido, o antigo é transformado em link e pode ser acessado a qualquer momento pelos internautas. “O objetivo é incentivar as pessoas a buscarem mais informações sobre determinados temas”, explica Regina Fazioli, a coordenadora da BV.

De acordo com Regina, os destaques fazem sucesso entre os usuários do serviço. “Alguns deles sempre aparecem entre os 10 links mais acessados no site da BV”, explica ela.

É o caso do destaque de agosto de 2007, que teve como tema o Folclore. Para se ter uma idéia, entre os dias 1º e 6 de agosto deste ano, a o destaque recebeu 1.155 visitas, de um total de 5.886 acessos ao site da Biblioteca Virtual.

O destaque sobre Energia também aparece constantemente entre os 10 links mais acessados da Biblioteca Virtual. “Sempre tínhamos questionamentos sobre usinas hidrelétricas. Esse assunto foi tão procurado que decidimos transformá-lo em destaque em janeiro deste ano, com o tema Energia”, comenta Regina.

Serviço:

Biblioteca Virtual: www.bibliotecavirtual.sp.gov.br

Cíntia Cury

(M.S.)