Biblioteca Virtual recebe mais de 40 mil visitas mensais

Com respostas personalizadas, ferramenta auxilia internauta a localizar informações

sex, 11/07/2008 - 8h45 | Do Portal do Governo

Imagine uma biblioteca sem paredes, estantes ou livros, mas que oferece aos usuários os mesmos serviços de uma biblioteca tradicional, auxiliando na pesquisa e direcionando para as fontes de informações. Trata-se da Biblioteca Virtual (BV), um serviço gratuito que o Governo do Estado de São Paulo oferece a toda a população pela internet. Criada em 1997 para oferecer suporte às necessidades de informação dos dirigentes e executivos da administração estadual, a Biblioteca Virtual cresceu e é hoje um importante centro de pesquisa pública, que recebe cerca de 47 mil visitantes mensais, além das solicitações que chegam por telefone ou pelo correio.

“Diferente da biblioteca digital, que contém material digitalizado, ou da on-line, que garante interatividade com respostas imediatas, a biblioteca virtual mostra o caminho”, explica a coordenadora da Biblioteca Virtual do Governo do Estado, Regina Fazioli. Para atender a todas as solicitações de informações, a Biblioteca Virtual conta com uma enxuta equipe, composta por seis pessoas qualificadas para a função, sendo quatro bibliotecários, uma licenciada em e letras e uma advogada.

Pronta entrega

Com a experiência acumulada ao longo do tempo, a Biblioteca Virtual resolveu criar áreas com conteúdos sobre as informações mais procuradas. Em seu site (www.bibliotecavirtual.sp.gov.br), elas foram organizadas por temas para facilitar as pesquisas. Em “Cidadania”, o internauta encontra o caminho para sites que contenham informações sobre educação, saúde, emprego, documentos (RG, Carteira de Trabalho, CPF etc.) e direitos do consumidor, entre outros. “Legislação” direciona o usuário a sites que tratam de leis estaduais, federais e municipais, além de resoluções de secretarias e órgãos do Estado; “Governo do Estado” contém os principais sites de serviços ao cidadão, como o Poupatempo, o Acessa São Paulo e as Ouvidorias do Governo paulista, entre outros; “São Paulo” traz informações referentes ao Estado, como aspectos geográficos, história, mapas e símbolos, folclore e turismo.

Em “Projetos Sociais”, o cidadão localiza informações referentes aos programas e projetos sociais do Estado, divididos por Secretaria e ‘clientela’, como Terceira Idade, Estudante, Atleta, Mulher, entre outros. Assuntos diversos foram condensados em “Outros Temas”, onde é possível obter informações sobre bibliotecas virtuais e públicas, os principais sites para pesquisa escolar, informações sobre serviços de utilidade pública, como o localizador de CEP dos Correios, lista de endereços de cartórios, Delegacia Eletrônica e etc.

A Biblioteca Virtual também reuniu os endereços dos principais sites de dicionário e enciclopédias digitais. Em Dicionários da Língua Portuguesa, por exemplo, é possível encontrar link para conjugador de verbos e um site com um dicionário que traz as diferenças entre o português falado no Brasil e em Portugal.

Caminho das pedras

Quem não encontra o que procura no site, pode enviar uma mensagem pelo “Fale Conosco”. A partir daí, toda a equipe trabalha na localização da informação, dos sites que contenham tais informações e até descobrem especialistas que possam responder as questões formuladas pelo usuário. A preocupação em atender a solicitação é tamanha, que a equipe chega a telefonar para o usuário para entender melhor a dúvida ou até mesmo para oferecer a resposta.

Regina Fazioli explica que a Biblioteca Virtual é muito acessada por estudantes em busca de informações para trabalhos escolares. “Quando não encontram o que precisam, nós vamos atrás. Mas não entregamos o trabalho pronto. Mostramos onde conseguir as informações para a elaboração desse trabalho”, explica.

Especialista em formigas

A equipe, porém, se empenha ao máximo para encontrar todas as respostas, independente da motivação da pesquisa. “Uma internauta quis saber se as formigas soltavam algum tipo de secreção que fosse prejudicial à saúde. Achei interessante a preocupação dela. Deu para perceber que era uma pessoa que estava descobrindo o mundo”, contou a radialista e pesquisadora Anamaria Sobral, integrante da equipe da Biblioteca Virtual.

Depois de algumas pesquisas, Anamaria descobriu que as formigas soltavam, sim, uma secreção, mas que só oferecia perigo em ambientes hospitalares. A pesquisadora, então, encaminhou à usuária uma pesquisa sobre as formigas e outra sobre formigas no ambiente hospitalar, o endereço de um site que continha informações sobre formiga doméstica e recomendou bibliografia sobre o assunto. “Durante a pesquisa, entrei em contato com uma especialista em formiga do Instituto Biológico, que se dispôs a contatar, por e-mail, a internauta em dúvida para mais informações”, lembra Sobral.

Serviço:

Biblioteca Virtual: www.bibliotecavirtual.sp.gov.br

 

Cíntia Cury

(I.P.)