Biblioteca Virtual completa 12 anos de atividades

Vinculado à Secretaria da Comunicação, é um serviço eletrônico gratuito de informação e oferece canal de atendimento para responder solicitações enviadas ao Fale Conosco

sáb, 15/08/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

É possível fazer uma pesquisa sem visitar uma biblioteca tradicional com estantes repletas de livros? A resposta é sim. A Biblioteca Virtual (BV) do Governo de São Paulo é um serviço de informação acessível a qualquer usuário da internet.

Criada em julho de 1997 para dar suporte e informações para os profissionais da administração pública estadual, a BV se transformou num importante centro de pesquisa e é uma referência nessa área. A média mensal de acessos é de aproximadamente 30 mil. “Queremos trabalhar cada vez mais no conteúdo da biblioteca para que num único clique, nosso cliente encontre a informação que precisa”, afirma a bibliotecária e coordenadora da BV, Regina Fazioli.

Além disso, disponibiliza um canal de atendimento para responder às solicitações enviadas ao “Fale Conosco”.

Em abril deste ano, a BV foi remodelada e ganhou uma nova cara. Mais leve e dinâmica, a página ficou mais interativa com a integração do uso de ferramentas de rede sociais (twitter, facebook e Orkut). Em maio, foi criado o blog.

Para tornar o site cada vez mais atraente ao público, mensalmente é publicada uma matéria especial e destacado um programa social. A edição de agosto ensina “Como pesquisar na internet”, mostrando os principais mecanismos de busca e dicas para fazer uma boa pesquisa. O programa destaque deste mês é o Educarede, que promove a cooperação entre as escolas por meio de uma comunidade virtual de aprendizagem.

As informações do site estão divididas em seis categorias: cidadania, legislação e governo, São Paulo, temas diversos, turismo e programas sociais.

Quem não encontra a informação que precisa, pode enviar uma mensagem pelo Fale Conosco. Ao receber a solicitação, a equipe da BV corre atrás da resposta. Para isso, faz pesquisas e procuram especialistas que ajudem a atender ao pedido. “Todas as mensagens são respondidas”, afirma a bibliotecária Sandra Hirashiki. Ela faz questão de ressaltar que, no caso das pesquisas escolares, a BV indica as fontes, onde aquela informação pode ser encontrada. “Como diz o ditado popular, não damos o peixe, mas a vara de pescar”.

O endereço da BV também é utilizado para receber e encaminhar mensagens para as secretarias, autarquias e demais órgãos do Governo. Em junho, foram recebidos cerca de 223 e-mails/dia.

A equipe da biblioteca colabora com a gestão do perfil do Governo no Orkut e no Facebook.

Para navegar na Biblioteca Virtual, acesse www.bv.sp.gov.br .

Destaque em Portugal

Na semana de10 a 16 de Agosto, a Biblioteca Virtual foi destaque na Rede Comum de Conhecimento (RCC), de Portugal no Espaço Lusofonia. A RCC é um site que divulga as melhores práticas da administração central, regional e local dos países de língua portuguesa.

Para conhecer a página da RCC, acesse http://www.rcc.gov.pt/pt-PT/Directorio/Temas/serviaocidad/ContentDetail.aspx?id=718