Biblioteca do Metrô tem palestra e distribui livros hoje

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, Metrô realiza evento na estação Luz, com início às 14h30

seg, 29/10/2007 - 13h25 | Do Portal do Governo

A biblioteca “Embarque na Leitura” do Metrô, da estação Luz, promove, hoje (dia 29), às 14h30, um bate-papo com o escritor e produtor cultural Laé de Souza, que conversará com estudantes e com o público em geral sobre seu processo de criação literária e sobre a construção de personagens. 

Após a palestra, Laé distribuirá ao público presente 3.000 exemplares de livros contendo crônicas de sua autoria. A iniciativa tem como objetivo o estímulo da leitura na população e assim desenvolver um hábito. 

O evento, aberto a todos os usuários do Metrô, faz parte da programação cultural da biblioteca “Embarque na Leitura”, projeto que visa democratizar o acesso da população ao livro, com empréstimos gratuitos e a promoção de eventos, como tarde de autógrafos, conversa com escritores e contadores de história. 

O autor

Antonio José Laé de Souza iniciou no teatro aos 17 anos de idade e escreveu as peças “Noite de Variedades” (1972), “Casa dos Conflitos” (1974/75) e “Minha linda Ró” (1976). É membro da União Braileira dos Escritores e autor dos projetos culturais “Encontro com o Escritor”, “Ler é Bom”, “Leitura no Parque” e “Caravana da Leitura”. Possui diversas obras publicadas:”Cem anos de Poesia e Prosa”, “Primeira Viagem”, “Acontece…”, “Coisas de Homem & Coisas de Mulher”, “Acredite se Quiser!” e “Espiando o Mundo pela Fechadura”. 

Mais de 160 mil livros emprestados

As bibliotecas “Embarque na Leitura” nas estações Paraíso, Tatuapé e Luz já emprestaram 163.695 livros. Atualmente, as bibliotecas contam com um acervo de cerca de 11.318 volumes, de gêneros variados (literatura brasileira e estrangeira, filosofia, religião, sociologia, artes, história e geografia). 

Já são 22.386 sócios, divididos em 15.053 mulheres e 7.333 homens. Durante o mês de setembro, foram retirados 7.872 livros e mais 663 pessoas se inscreveram como sócias.

Para se cadastrar, os interessados devem apresentar documento de identidade, comprovante de residência e uma foto 3×4. Menores de doze anos devem estar acompanhados dos pais. Somente poderá ser retirado um livro por vez.

O horário de funcionamento da biblioteca é das 11 às 20 horas, de segunda a sexta-feira. Os exemplares emprestados têm prazo para devolução de 10 dias e podem ser entregues em qualquer horário, em uma caixa receptora instalada no local.

Da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(C.C.)