Biblioteca do Memorial lança on-line novo catálogo com 30 mil publicações

Iniciativa é a primeira fase de um projeto mais ambicioso: a Biblioteca Virtual da América Latina

ter, 30/10/2007 - 10h36 | Do Portal do Governo

A Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, do Memorial da América Latina, lançou em outubro o seu novo catálogo on-line. Agora é possível ter acesso pela Internet aos 30 mil livros do acervo da biblioteca, aos 10 mil itens recentemente doados pelo Instituto Latino-Americano (Ilam) – Coleção André Franco Montoro e ao arquivo de filmes, que dispõe de aproximadamente 2 mil obras.

O catálogo é apenas a primeira fase de um projeto mais ambicioso, o da Biblioteca Virtual da América Latina (BV@L). Trata-se de uma iniciativa do Memorial em cooperação com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme). Quando concluída, essa biblioteca virtual permitirá o acesso ao conteúdo integral digitalizado de várias publicações, e não apenas de seus títulos.

De acordo com Márcia Rosetto, coordenadora técnica do projeto Biblioteca Virtual, o trabalho estará concluído no segundo semestre do ano que vem. “Inicialmente serão digitalizados a revista e os livros editados pelo próprio Memorial”, explica. A participação da Bireme deve-se à tecnologia que a instituição detém, já que é responsável pela Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). 

Acervo – a Biblioteca Latino-Americana Victor Civita mantém acervo especializado em América Latina, acessível ao público em geral. Os interessados podem consultar livros, periódicos, catálogos de arte e material multimídia (áudio e vídeo), produzidos no Brasil e no exterior. Há outros materiais – recortes de jornais e a documentação doada pela crítica de arte Aracy Amaral.

A maior parte das consultas é feita por pesquisadores, jornalistas, arquitetos e estudantes de pós-graduação. Com a utilização do catálogo on-line, eles não mais precisarão ir pessoalmente ao Memorial para saber se o material de que necessitam está disponível na biblioteca. 

SERVIÇO

Consulta ao catálogo on-line pode ser feita no site do

Memorial da América Latina: www.memorial.sp.gov.br,

no link Biblioteca Latino-Americana Victor Civita

Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664

Próximo ao Metrô Barra Funda

De segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas

Aos sábados, das 9 às 15 horas

Tel. (11) 3823-4740 e 3823-4732

E-mail bla@memorial.sp.gov.br  

Da Agência Imprensa Oficial