Biblioteca de SP promove palestras sobre criatividade e música

Eventos são gratuitos e acontecem nos dias 25 e 29 deste mês

ter, 24/08/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

A Biblioteca de São Paulo, espaço cultural do Governo de São Paulo administrado em parceria com a Poiesis – Organização Social de Cultura, promove na próxima quarta-feira, 25, e no domingo, 29, as palestras Jackson do Pandeiro: Vida e obra e Processo criativo na arte – Antonio Peticov, respectivamente.

José Norberto Soares, historiador especializado em educação e história social e cultural, vai falar para o público sobre a importância de Jackson do Pandeiro (1919-1982) para a cultura brasileira. A ideia do encontro é formar e informar musicalmente os participantes a partir de um mosaico de ritmos típicos do sertão nordestino, com destaque para o coco, que se tornou conhecido por Jackson.

Reconhecido por sua sonoridade peculiar e sincopada, Jackson retratou o dia a dia rural e urbano com muito bom humor e ritmo, tendo como exemplos histórias próprias ou de parceiros como Edgar Ferreira, Gordurinha e Rosil Cavalcanti. Durante o evento, José Norberto Soares apresentará os registros recolhidos por uma expedição coordenada pelo escritor Mário de Andrade, em 1938, em busca do som do coco. É nessa trajetória que “O Rei do Ritmo”, Jackson do Pandeiro, divide a cena com artistas contemporâneos como Mestre Azulão, Silvério Pessoa e Zé Neguinho do Coco, durante a palestra, que começa às 10h30 da quarta-feira, 25.

No dia 29 de agosto, o artista plástico Antonio Peticov discute questões ligadas às melhorias na qualidade criativa por meio da utilização de ferramentas artísticas. O artista, que expõe desde 1965 – acumulando participações nas IX, X e XX Bienais de São Paulo, mostras individuais no Masp (2003) e MAM do Rio de Janeiro (1978) e trabalhos divulgados em galerias de arte internacionais – produz desenhos, esculturas, gravuras e pinturas, além de atuar também como hológrafo e programador visual, tem quase 50 anos de experiência na área de criação. Questionar os paradigmas em torno das palavras ‘arte’ e ‘artista’, permitindo que a criatividade aflore, é a meta de sua palestra.

Peticov pretende fazer com que sua história pessoal, baseada em sete passos para o Processo Criativo (ilustrados por imagens de sua obra pictórica e de um acervo iconográfico de domínio universal), que serão repassados ao público por meio de seu depoimento, colabore para a capacitação dos interessados no segmento artístico. Inovar, aventurando-se no desconhecido, refinando o olhar para poder contemplar tudo e, com isso aproveitar melhor a vida.

Relatos inusitados de como conseguir mais com menos ou a demonstração de como a Antropofagia Oswaldiana, leia-se situações inusitadas e, por vezes, adversas a serviço de de nossa criatividade, são algumas das ideias que Peticov pretende incutir em seus ouvintes. Ele parte do princípio de que ser criativo é mais importante do que estar informado – uma vez que há um turbilhão de novas ideias maciçamente divulgadas por meios como a internet.

Os eventos são gratuitos. A entrada na BSP é feita mediante apresentação das carteirinhas de visitante ou usuário, que podem ser solicitadas na recepção.

Serviço

Jackson do Pandeiro: Vida e obra
Data: quarta-feira, 25, às 10h30

Processo criativo na arte – Antonio Peticov
Data: domingo, 29, às 15 horas

Biblioteca de São Paulo
Parque da Juventude
Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630 – Santana – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2089-0800
Site: www.bibliotecadesaopaulo.org.br  
Blog: www.bibliotecadesaopaulo.blogspot.com   
Twitter: www.twitter.com/spbiblioteca

Da Biblioteca de São Paulo