Biblioteca de SP faz programação especial para o Dia Nacional da Leitura

Revoada de balões, book-crossing, contação de histórias e distribuição de gibis fazem parte das ações deste 12 de outubro

qua, 12/10/2011 - 11h00 | Do Portal do Governo

Em 12 de outubro, a Biblioteca de São Paulo, equipamento da Secretaria de Estado da Cultura, comemora o Dia Nacional da Leitura em parceria com o Instituto Ecofuturo. Em seu terceiro ano, o evento faz uma convocação: “Todo dia é dia de ler”. A programação acontece na própria Biblioteca, que fica no Parque da Juventude, em Santana (perto do metrô Carandiru).

O evento pretende chamar a atenção da sociedade para as políticas que permitam a abertura das bibliotecas públicas aos domingos e feriados, e no período noturno. A Biblioteca São Paulo atende ao público de terça a sexta das 9 às 21 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 19 horas, fechando apenas três feriados no ano.

“A Secretaria da Cultura investe R$ 18 milhões por ano em ações de estímulo à leitura. E para nós, é muito significativo que a Biblioteca de São Paulo receba, por mês, 30 mil pessoas. Isso só acontece porque a biblioteca funciona sob uma filosofia diferente”, afirmou o secretário da Cultura, Andrea Matarazzo.

A festa do Dia Nacional da Leitura começou às 9h, com a abertura da Biblioteca de São Paulo ao público, com várias atividades relacionadas ao Dia Nacional da Leitura. Personagens conhecidos de histórias infantis estarão recebendo o público. Ao meio-dia, haverá uma revoada de balões com o tema da campanha. Monitores do Ecofuturo estarão nas passarelas que conduzem à Biblioteca, conscientizando as pessoas sobre a importância da leitura desde os primeiros anos.

Haverá troca de livros e exemplares doados para o BookCrossing, prática mundialmente conhecida que consiste em deixar um livro em um local público para que outros leitores possam compartilhar o prazer da leitura. Na tenda de eventos, haverá cabines com mediadores de leitura que irão estimular os participantes a conhecer diversos gêneros (culinária, literatura brasileira, literatura indígena, poesia, entre outros). Alguns escritores estarão presentes para interagir com os leitores, a exemplo de Pedro Bandeira. Além da programação normal da Biblioteca e acesso aos computadores, livros, revistas e filmes, haverá distribuição de gibis doados pela editora Abril e publicações do Ecofuturo.

Em recente encontro promovido pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, da Secretaria de Estado da Cultura, a diretora da Unidade de Bibliotecas e Leitura, Adriana Ferrari, estimulou os representantes do interior a participarem da mobilização para o Dia Nacional da Leitura. Para conferir a programação completa da Biblioteca entre no site www.bsp.org.br.

Serviço
Data: 12 de outubro
Horário: a partir das 12h. Abertura da Biblioteca, às 9h
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana (próximo à Estação Carandiru do Metrô)
Tel.: (11) 2089-0800
Funcionamento: terça à sexta-feira, das 9h às 21h / sábado, domingo e feriado das 9h às 19h
Gratuito. Acesso a pessoas com deficiência

Da Secretaria da Cultura