Biblioteca de São Paulo terá programação especial de aniversário

Edificada onde havia a penitenciária do Carandiru, BSP faz dois anos na quarta, 8

ter, 07/02/2012 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Biblioteca de São Paulo (BSP), mantida pela Secretaria da Cultura, completa dois anos na quarta, 8. Desde que foi inaugurada, a unidade já atendeu mais de 630 mil pessoas. Instalada onde antes existia um dos pavilhões da antiga penitenciária do Carandiru, em Santana, a BSP virou referência de cultura e lazer para os moradores de toda a região. Hoje, é um dos equipamentos culturais mais visitados dentre os mantidos pela Secretaria – em 2011, com 320 mil usuários, só foi menos frequentada que o Catavento, o Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol.

“Existe o mito de que o brasileiro não gosta de ler. Os números da Biblioteca de São Paulo mostram que isso não é verdade. A questão é possibilitar que a população tenha acesso à leitura, de forma fácil e atraente – é o que faz a BSP”, disse o secretário da Cultura, Andrea Matarazzo.

Para marcar a data, a Biblioteca preparou uma programação especial para toda a semana, incluindo um livro gigante que conta a história do espaço com fotografias e pequenos textos, a premiação dos leitores que mais retiraram livros em 2011 e a apresentação do Grupo Tiquequê, com um espetáculo infantil que une dança, música, teatro e narração de histórias, reinterpretando cantigas do passado e do presente. Oficinas de xadrez e ioiô, contação de histórias e a apresentação de um vídeo sobre a biblioteca também fazem parte das atividades programadas. Todas são gratuitas e abertas ao público.

Os leitores que mais fizeram empréstimos na BSP em 2011 receberão livros de presente. Entre os ganhadores do ranking mensal, estão três pessoas com deficiência visual que aproveitam ao máximo o acervo de audiolivros e livros em Braille da BSP. Um deles, Sérgio Luiz Florindo, cravou o primeiro lugar em sete dos doze meses do ano. O prêmio será entregue na quarta-feira, 8, às 19h30, em uma pequena cerimônia no auditório da biblioteca.

Com um metro de largura por dois de altura, o livro gigante ficará disponível na tenda da BSP a partir das 16h do dia 8 e poderá ser visto e folheado durante o horário de funcionamento da biblioteca.

Outro destaque da programação, o Grupo Tiquequê se apresenta no sábado,10, às 16h, no auditório da BSP. Os números da trupe são inspirados em brincadeiras de rua, danças tradicionais brasileiras e percussão popular. Como o número de lugares no auditório é limitado a 115, é necessário retirar ingresso a partir das 15h. Já no domingo, às 14h, o público terá oportunidade de aprender truques básicos do ioiô em uma oficina descontraída. Não é necessário se inscrever e a BSP disponibilizará ioiôs para os participantes.

A programação completa pode ser vista no site da BSP.

Histórico

Inaugurada em 8 de fevereiro de 2010 onde antes existia a penitenciária do Carandiru, a Biblioteca de São Paulo (BSP) foi projetada segundo o conceito de biblioteca viva, que busca conquistar principalmente o público não leitor. Por isso, desde sua abertura, aposta em um acervo variado, que inclui, além dos livros, revistas, DVDs, CDs, jogos de tabuleiro e até eletrônicos, sem falar em computadores com acesso à internet permanentemente disponíveis aos usuários. Os espaços amplos, coloridos e aconchegantes, bem como a programação cultural variada e o horário de funcionamento ampliado, são outros destaques da biblioteca.

No total, a BSP tem 4,2 mil m² de área construída distribuídos em dois pavimentos (térreo e primeiro andar) dotados de acessibilidade. O acervo inclui audiolivros, livros em Braille, mesas adaptadas para cadeirantes, equipamentos eletrônicos de ampliação de caracteres e equipe que se comunica em Libras – Língua Brasileira de Sinais. Tudo isso garante o atendimento de qualidade às pessoas com deficiência.

NÚMEROS DA BIBLIOTECA

321.083 visitantes em 2011
32.404 obras no acervo, entre livros, CDs, DVDs, revistas, jogos etc.
81.743 empréstimos de livros realizados em 2011
40.497 sócios cadastrados para realizar empréstimos desde a inauguração

SERVIÇO

BIBLIOTECA DE SÃO PAULO
Parque da Juventude – Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 Santana.
Acesso pelo metrô Carandiru
Funciona de terça a sexta das 9h às 21h.
Sábados, domingos e feriados das 9h às 19h.
Todas as atividades da BSP são gratuitas.
www.bsp.org.br | (11) 2089-0800

Da Secretaria da Cultura