Biblioteca de São Paulo recebe cartunista Laerte

Cartunista conta a história de sua vida no projeto inédito Sábados da Memória das Artes Gráficas

qui, 13/05/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

No fim de semana da Virada Cultural, o cartunista Laerte é o convidado da Biblioteca de São Paulo para participar de mais uma edição do projeto Sábados da Memória das Artes Gráficas, que homenageia renomados artistas gráficos do País.

Durante o evento, que tem curadoria de Daniela Andrade, Gualberto Costa e Mario Silva, Laerte registrará momentos de sua vida, sua obra e sua técnica, como a parceria com os cartunistas Angeli e Glauco (e, posteriormente, Adão Iturrusgarai), que resultou no desenho “Los Três Amigos”.

Formado no curso livre de desenho da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em 1968, Laerte também frequentou – mas não terminou – o curso de jornalismo na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Em 1970 fundou, com o ilustrador Luiz Gê, a revista “O Balão”. Nesta mesma década trabalhou nas revistas Banas, Placar e no jornal Gazeta Mercantil, além de produzir cartões solidários aos presos políticos do período militar. Foi nessa época também que criou, com Sérgio Gomes, a agência Oboré, especializada na comunicação sindical.

Nos anos 1980, Laerte passou a publicar histórias em quadrinhos nas revistas Chiclete com Banana, Circo, Geraldão e Piratas do Tietê (este último com tiras publicadas pelo jornal Folha de São Paulo até hoje), impressas pela Editora Circo, ao lado de Angeli, Glauco e Luiz Gê. O livro “O Tamanho da Coisa”, editado em 1985, é o primeiro de coletâneas de suas charges e cartuns. Durante a década de 1990, Laerte trabalho com redação de textos televisivos.

Memória das Artes Gráficas

Todos os relatos dos artistas participantes dos Sábado da Memória das Artes Gráficas serão gravados e transcritos gerando cadernos biográficos que serão vendidos a preço de custo na Biblioteca e também estarão disponíveis ao público. Após a sessão de depoimento o homenageado deixará a marca de sua mão em uma lajota de concreto, que será aplicada em um totem da fama dentro da Biblioteca.

Com esta ação, a Biblioteca de São Paulo espera, em pouco tempo, deixar registrado um abrangente histórico dessa importante arte. Seus protagonistas serão os artistas e todos aqueles que, de alguma forma, colaboraram para o crescimento da arte gráfica no Brasil.

Serviço
Sábado da Memória das Artes Gráficas
Data: 15 de maio
Horário: 14h30
Entrada franca
Biblioteca de São Paulo
Parque da Juventude
Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2089-0800
www.bibliotecadesaopaulo.org.br
www.bibliotecadesaopaulo.blogspot.com

Da Secretaria da Cultura