Biblioteca de São Paulo promove discussão sobre a morte

Maria Julia Kóvacs, professora da USP, é a convidada do programa Conexão UBE X BSP

qua, 25/08/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Biblioteca de São Paulo, espaço cultural do Governo administrado em parceria com a Poiesis – Organização Social de Cultura, promove a terceira edição do programa Conexão UBE x BSP, nesta quinta-feira, 26. Desta vez, Mariza Bauer, diretora da União Brasileira de Escritores (UBE) – além de advogada, escritora e jornalista – entrevista a psicóloga Maria Julia Kovács sobre “educação para a morte”. Nas edições anteriores, foram abordados os temas da poesia com o erotismo e os prazeres da mesa paulista a partir da literatura de Monteiro Lobato.

Formada em Psicologia na PUC/SP, Maria Julia Kovács é professora livre-docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e responsável pelas disciplinas ‘Psicologia da Morte’, na graduação, e ‘A questão da morte nas instituições de saúde e educação’, na pós-graduação. Além das aulas, Maria também coordena o Laboratório de Estudos sobre a Morte, o projeto de vídeos educativos ‘Falando da Morte’, é consultora do Centro Oncológico de Recuperação e Apoio (CORA) e autora dos livros Morte e Desenvolvimento Humano, Vida e Morte, Laços de Existência, Educação para Morte e Temas e Reflexões.

Durante o encontro, Maria Julia discorre sobre temas como o medo que se tem de morrer, porque pensar na própria morte pode ser complicado e se é possível, no século XXI, haver uma educação para a morte. A psicóloga também aborda os significados dos conceitos de eutanásia, ortotanásia e distanásia para ajudar os participantes do evento na busca de sentido para a vida.

O evento é gratuito. Vale lembrar que a entrada na BSP é feita mediante a apresentação das carteirinhas de visitante ou usuário, que podem ser solicitadas na recepção.

Serviço
Conexão UBE x BSP: Educação para a morte
Quinta-feira, 26, às 19 horas
Biblioteca de São Paulo
Parque da Juventude
Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630 – Santana – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2089-0800
Site: www.bibliotecadesaopaulo.org.br
Blog: www.bibliotecadesaopaulo.blogspot.com   
Twitter: www.twitter.com/spbiblioteca

Da Biblioteca de São Paulo