Biblioteca de São Paulo promove curso sobre uso da poesia na canção brasileira

Aulas discutem a qualidade poética das letras musicais para revelar o valor da MPB

ter, 15/06/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Biblioteca São Paulo promove mais três edições do curso Nossas canções: o jeito brasileiro de rimar música e pensamento. A proposta da professora doutora em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de Christina Ramalho, é relembrar contextos culturais e políticos tendo como ponto de partida a qualidade poética das letras musicais para revelar o valor da MPB.  

Nesta quarta-feira, 16, Christina irá trabalhar a música O bêbado e a equilibrista, composta por Aldir Blanc e João Bosco e interpretada por Elis Regina. Nos dias 22 e 29, serão analisadas, respectivamente, as canções Chão de giz, na voz de Elba Ramalho e Zé Ramalho – que também é o autor da letra -, e Guardanapos de papel, composição de Carlos Sandroni e Leop Masliah cantada por Milton Nascimento.

O curso teve início em maio, com a análise da música Tribalistas, de Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte. Em seguida, vieram observações sobre as letras de O Canto da Sereia/Seu Balancê (Toninho Gerais), Dia Branco (Geraldo Azevedo e Renato Rocha) e João e Maria (Chico Buarque e Sivuca). As primeiras análises realizadas no mês de junho tiveram Sampa (Caetano Veloso) e Amor e Sexo (Arnaldo Jabor, Rita Lee e Roberto de Carvalho) como alvo.

A participação é gratuita. A entrada na BSP é feita mediante apresentação das carteirinhas de visitante ou usuário, que podem ser solicitadas na recepção.

Serviço
Nossas canções: o jeito brasileiro de rimar música e pensamento
Dias 16, 22 e 29 de junho, das 19 às 21 horas
Biblioteca de São Paulo
Parque da Juventude
Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630 – Santana – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2089-0800
Site: www.bibliotecadesaopaulo.org.br
Blog: www.bibliotecadesaopaulo.blogspot.com   
Twitter: www.twitter.com/spbiblioteca

Da Biblioteca de São Paulo