Biblioteca de São Paulo homenageia cartunista Ziraldo

Criador de "O Menino Maluquinho" é o homenageado do projeto Sábados da Memória das Artes Gráficas

sex, 10/09/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Biblioteca de São Paulo, espaço cultural do Governo administrado em parceria com a Poiesis – Organização Social de Cultura, promove neste sábado, 11, a 21ª edição do Sábados da Memória das Artes Gráficas com homenagem a um dos nossos maiores artistas gráficos do País: Ziraldo.

Autor do segundo livro mais emprestado na BSP – 25 anos do Menino Maluquinho -, Ziraldo Alves Pinto nasceu em 1932, na cidade mineira de Caratiga. Foi no decorrer dos anos 1950 que o caricaturista, cartazista, chargista, escritor, jornalista, pintor e teatrólogo começou sua carreira produzindo para jornais e revistas como Folha de Minas e O Cruzeiro. Mas foi com o lançamento de A Turma do Pererê, primeira revista em quadrinhos nacional feita por um só autor, que Ziraldo tornou-se conhecido, na década de 1960.

Nesse período, o artista ajudou na fundação do jornal O Pasquim que, em pleno período da ditadura militar (1964-1984) expunha opiniões contrárias ao regime. Na mesma época, Ziraldo criou os quadrinhos para adultos The Supermãe e Mineirinho – o Comequieto, além de publicar Flicts, seu 1º livro infantil. Em 1980 lançou O Menino Maluquinho, obra adaptada para o cinema, teatro, videogame e até ópera.

O depoimento de Ziraldo, assim como o dos demais artistas gráficos que já passaram pela BSP – como Zélio Alves Pinto, Rodolfo Zalla, Laerte, Angeli, Luiz Gê, Maurício de Sousa e Elifas Andreato -, será gravado e transcrito para gerar cadernos biográficos que serão vendidos a preço de custo na Biblioteca. E a homenagem não termina aí: Ziraldo também deixará a marca de sua mão em uma lajota de concreto a ser aplicada num totem da fama dentro da Biblioteca.

Com esta ação, a Biblioteca de São Paulo espera, em pouco tempo, deixar registrado um abrangente histórico dessa importante arte, que pouco foi preservada. Seus protagonistas serão os artistas e todos aqueles que de alguma forma colaboraram para o crescimento dessa arte no Brasil.

O evento é gratuito. A entrada na BSP é feita mediante apresentação das carteirinhas de visitante ou usuário, que podem ser solicitadas na recepção.

Serviço
Sábados da Memória das Artes Gráficas
Dia 11 de setembro, às 14 horas
Biblioteca de São Paulo
Parque da Juventude
Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630 – Santana – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2089-0800
Site: www.bibliotecadesaopaulo.org.br
Blog: www.bibliotecadesaopaulo.blogspot.com
Twitter: www.twitter.com/spbiblioteca

Da Biblioteca de São Paulo