Biblioteca de São Paulo homenageia cartunista Jal

Objetivo é registrar trajetória de artistas e preservar a história das artes gráficas no Brasil

sex, 23/04/2010 - 18h30 | Do Portal do Governo

Neste sábado, 24, às 14 horas, a Biblioteca de São Paulo promove a terceira edição do Sábados da Memória das Artes Gráficas. Desta vez, o homenageado é José Alberto Lovetro, o Jal. Além de cartunista, Jal também atua como jornalista e começou a carreira no jornal Folha de S. Paulo em 1973. É ainda presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e fundador das associações Brasil/Portugal de Banda Desenhada, Brasil/México de Humor Gráfico e Brasil/Cuba de Historietas. Também fundou o Troféu HQ MIX das Artes Gráficas, ao lado de Gualberto Costa, um dos curadores dos Sábados da Memória.

Jal acredita que a participação no evento fará com que “revisite todas as coisas que já produzi ao longo da carreira, além de me ajudar com novas ideias para trabalhar”. A homenagem ao artista consiste na gravação de seu depoimento para, posteriormente, ser transcrito, dando origem a cadernos biográficos que serão vendidos a preço de custo na Biblioteca de São Paulo e oferecido para o público geral. Logo após a sessão de depoimento, o homenageado deixará a marca de sua mão em uma lajota de concreto, que será aplicada num totem da fama dentro da Biblioteca.

Em pouco tempo, o Brasil terá um abrangente histórico dessa importante arte, que pouco foi preservada. Seus protagonistas serão os artistas e todos aqueles que de alguma forma colaboraram para crescimento dessa arte no Brasil.

A Biblioteca de São Paulo é o mais novo equipamento da Secretaria da Cultura, administrado pela Poiesis – Organização Social de Cultura – também responsável pela Casa das Rosas, Museu da Língua Portuguesa e Casa Guilherme de Almeida.

Serviço
Sábado da Memória das Artes Gráficas
Dia 24 de abril, às 14 horas
Biblioteca de São Paulo
Parque da Juventude
Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2089-0800
www.bibliotecadesaopaulo.org.br
www.bibliotecadesaopaulo.blogspot.com

Da Secretaria da Cultura