Biblioteca de São Paulo completa um ano de atividades

Em um ano: 309 mil pessoas passaram pelo espaço; mais de 153 mil livros emprestados; 30 mil usuários cadastrados; 402 atividades culturais

ter, 08/02/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, 8, a Biblioteca de São Paulo comemora o seu aniversário de um ano. O balanço deste primeiro ano mostra que a instituição do governo paulista é um sucesso, comprovado pelos números: a biblioteca recebe 30 mil pessoas por mês, em média – de fevereiro de 2010 a janeiro de 2011 passaram pelo espaço 309.100 visitantes. Neste período, também foram cadastrados 30.628 usuários e emprestados 153.638 livros.

“Em um ano de atividades, a Biblioteca de São Paulo já foi incorporada ao cotidiano da cidade. As pessoas sabem que ali elas têm acesso disponível à internet e muitos livros ao alcance das mãos, dos clássicos aos best sellers, além de periódicos”, afirma o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo. “É um projeto que deu certo, uma ideia que deve ser replicada e que amplia o acesso a cultura de qualidade para a população.”

Outros números que impressionam: nos 94 computadores disponíveis para os usuários, 774 mil sites foram visitados desde a inauguração, em fevereiro de 2010. Com relação ao atendimento às pessoas com deficiência, um grupo composto por 80 pessoas frequenta com assiduidade o local; desses, cerca de 20 são cegos ou possuem baixa visão. Esses usuários retiram emprestado o material apropriado do acervo e usufruem da programação educativo-cultural. Também são feitas visitas a área, agendadas e monitoradas, por instituições que atendem pessoas com deficiência.

Inaugurada em uma área de 4.257 m² no Parque da Juventude, zona norte da capital, a Biblioteca oferece aos paulistas um espaço dinâmico e integrado à comunidade, com amplo horário de funcionamento, fácil acesso pelo Metrô Carandiru, CDs, DVDs, jogos e 30 mil livros no acervo.

Inspirada nos serviços e programas da Biblioteca Pública de Santiago, no Chile, a Biblioteca de São Paulo possui cinco áreas de atividades, divididas por faixas etárias. No local, os últimos lançamentos do mercado editorial dividem espaço com periódicos, computadores com acesso à internet e recursos multimídia.

No espaço, os usuários têm à disposição um auditório, área para exposições temporárias e permanentes, atividades de incentivo à leitura e um café. Pessoas com deficiência têm acesso integral a todos os ambientes. O horário de funcionamento também é um diferencial: de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h.

Programação

Para comemorar esse sucesso, durante todo o dia 8 de fevereiro, o público será convidado a participar de uma programação especial:

– Dança Flamenca: apresentação de tangos e sevilhanas com Rogério Caserta e Simone Neves, às 10h.

– Palhaço Pinduca: espetáculo de clown com Marcelo Selingardi, às 11h.

– Brincadeiras da Vovó: resgate das brincadeiras tradicionais do Brasil com Abdael Silva, às 11h30.

– Oficina de Xadrez para iniciantes, às 13h.

– O Barbante e a Rima: Cesar Obeid traz a arte de contar histórias com figuras de barbante às 15h.

– Para Gostar de Ler: palestra Vivência sobre a percepção auditiva na prática pedagógica com a professora Martha Gouveia Trench, às 15h30.

– Livros Aéreos: Atores e bailarinos acrobatas realizam perfomance e leem livros no espaço aéreo da biblioteca. Com a Cia. Base às 16h.

– Cantos da Leitura: os visitantes serão estimulados a realizar interpretações de leitura por meio da música. Com Abdael Silva, Carlos Braga, Guilherme Rocha, Patrícia Romiti e Paulo Alan, às 17h.

– Caipiras sem Fronteiras: apresentação musical que mistura sons brasileiros como frevo, baião e samba, às 18h.

– Dança: apresentação da academia Ekilibrium, às 19h.

Biblioteca de São Paulo
Parque da Juventude – Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 – Santana
(Acesso pelo Metrô Carandiru)
Terça a sexta, das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h.
Entrada gratuita. Telefone: (11) 2089-0800

Da Secretaria da Cultura