Biblioteca da Estação Brás festeja aniversário de um ano com usuários

Quem estiver passando pela estação, a partir das 15 horas, poderá assistir à contação da história "Um Dedim de Prosa Assim..."

qua, 02/06/2010 - 10h30 | Do Portal do Governo

A Biblioteca Embarque na Leitura da Estação Brás da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) completa um ano de funcionamento nesta quarta-feira, 2. Essa é a primeira unidade instalada em estação ferroviária no Brasil. Para comemorar a data, a Companhia organizou uma festa de aniversário, na qual o usuário é quem ganha presentes.

Quem estiver passando pela estação, a partir das 15 horas, poderá assistir à contação da história “Um Dedim de Prosa Assim…”, com direito a animação de bonecos e violino ao vivo, ou ainda a apresentação do trio de jazz Triobone.

Ainda haverá brindes para usuários que se associarem no dia, distribuição de bexigas para as crianças e o início da promoção “Embarque no Cinema”, que sorteará um kit com DVD e livro da série Crepúsculo entre os usuários que emprestarem livro até o dia 28 de junho.

Embarque na Leitura

Já são 365 dias de sucesso. Até agora, foram feitos quase 14 mil empréstimos e mais de dois mil cadastros de leitores, números que comprovam que a população quer a literatura mais próxima do seu dia a dia.

As opções são muitas. O acervo conta com cerca de 2.400 livros dos mais diversos gêneros: literatura brasileira, autoajuda, best-seller, infanto-juvenil, filosofia, religião, ciências sociais, linguística, artes e história.

O ranking dos mais procurados desde a inauguração conta com “A Menina que Roubava Livros”, de Markus Zusak; “Código Da Vinci”, de Dan Brown; e o “Caçador de Pipas”, de Khaled Hosseini. Em abril, as obras mais retiradas foram “Quarto Escuro”, de Louise Welsh; “O Caçador de Pipas”, de Khaled Hosseini; e “A Chave de Michelangelo”, de S. U. Amorim.

A biblioteca é resultado de parceria da CPTM com o Instituto Brasil Leitor (IBL) e a Fosfértil. Trata-se da primeira unidade instalada em estação ferroviária no Brasil.

Perfil do leitor

Levantamento do Instituto Brasil Leitor apontou que cerca de 46% dos frequentadores têm idades entre 21 e 30 anos. Outros 22% têm de 31 a 40 anos, e 17,5%, de 11 a 20. As mulheres são maioria: 60%.

A escolaridade dos leitores ficou distribuída da seguinte forma: 57% têm o Ensino Médio completo, 13% o Superior incompleto e 15% terminaram o curso Superior. Os outros 15% estão divididos entre Fundamental completo, incompleto, Ensino médio incompleto, Ensino Técnico e Pós-graduação.

O levantamento apontou ainda que as sessões mais procuradas são as de literatura, com cerca de 6.140 empréstimos, e de psicologia e filosofia, com 2.552 retiradas.

Para se cadastrar

A Biblioteca Embarque na Leitura do Espaço Cultural CPTM, no Brás, funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h. Para utilizar o serviço, os interessados devem apresentar documento de identidade e CPF (original e cópia), comprovante de residência recente [original e cópia] e uma foto 3X4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um dos pais ou responsável. Cada leitor receberá uma carteirinha de identificação, com foto e código de barras.

Da CPTM