Bibiloteca Parque Villa-Lobos é finalista em prêmio internacional

Evento que premia a melhor Biblioteca Pública do Ano 2018 anunciará o ganhador no próximo dia 28 de agosto na Malásia

qui, 12/07/2018 - 8h47 | Do Portal do Governo

A Biblioteca Parque Villa-Lobos é uma das finalistas do Prêmio Biblioteca Pública do Ano 2018. O evento, organizado pela Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA), anunciará o ganhador no próximo dia 28 de agosto durante o World Library and Information Congress 2018, em Kuala Lumpur, na Malásia.

Ao lado da BVL, também concorrem entidades dos Estados Unidos, Holanda, Noruega e Singapura. Entre os critérios para escolha dos finalistas estão: interação com o ambiente e a cultura local, qualidade arquitetônica, flexibilidade, sustentabilidade, espaço de aprendizagem e digitalização.

De acordo com o site da IFLA, a unidade paulista vinculada à Secretaria da Cultura do Estado foi indicada por possuir um “ambiente claro e aberto, o que torna um local atraente”. Além disso, o texto também ressalta o fato de ser muito ativa e realizar diversas atividades.

A iniciativa tem como objetivo celebrar locais que combinam a cultura local, desenvolvimento digital, arquitetura funcional e outras ações criativas.

“O reconhecimento internacional fortalece ainda mais a instituição e demonstra que estamos no caminho certo”, comenta Romildo Campello, secretário da Cultura do Estado de São Paulo.

Biblioteca de São Paulo

Vale lembrar que a Biblioteca de São Paulo, também da Secretaria da Cultura do Estado, foi finalista do prêmio internacional da London Book Fair, que aconteceu em abril deste ano.

Segundo Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leitura, organização social responsável pelas unidades, destaca a importância das duas nomeações como uma oportunidade para discutir o direito da população à leitura e a bibliotecas públicas de qualidade.

“Novamente, fomos colocados na companhia de bibliotecas extraordinárias de todo o mundo e esperamos que esta visibilidade nos ajude a defender e melhorar a proposta contida nestes equipamentos”, ressalta.