Beneficiários do projeto Renda Cidadã poderão fazer cursos de qualificação profissional

Cidades interessadas deverão entregar projetos com cursos que pretendem oferecer até o dia 12 de março

qui, 25/02/2010 - 11h21 | Do Portal do Governo

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Rita Passos, participou de uma reunião com representantes da Frente Paulista de Dirigentes Públicos Municipais da Assistência Social, na quarta-feira, 24. No encontro, a secretária anunciou uma boa notícia aos representantes das cidades presentes: um projeto que prevê a realização de cursos de qualificação para o trabalho para beneficiários do programa Renda Cidadã.

O Projeto Complementando Renda Cidadã possibilitará que as cidades recebam verbas da Seads para implementar os cursos em suas cidades. “Acreditamos que assistencialismo puro não é bom. Trabalhamos para provocar o desenvolvimento, o fortalecimento do indivíduo, visando a promoção humana”, explicou a secretária.

Para que o projeto se torne realidade, Rita Passos solicitou que cada prefeitura inicie um trabalho para detectar as necessidades de mão-de-obra em seu município. Isso é fundamental para que o curso efetivamente possibilite a colocação dos beneficiários no mercado de trabalho. “Nossa intenção é dar empregabilidade às pessoas que estão no Renda Cidadã”, afirmou.

Com a verba, as próprias cidades ficarão encarregadas de providenciar toda a estrutura do curso, como a contratação dos instrutores e montagem das turmas, entre outros itens. A quantia que será repassada depende do porte de cada município.

Os gestores serão orientados pelas Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) sobre como proceder para solicitar as verbas. As cidades interessadas têm até o dia 12 de março para entregar à Seads o projeto com os cursos que pretendem oferecer.

Da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social