Beneficiários do programa Ação Jovem têm acesso gratuito a vários serviços do Sesc

Parceria entre o Governo do Estado e a instituição garante que os jovens frequentem cursos, pratiquem esportes e assistam a espetáculos gratuitamente

qua, 12/05/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

Mais do que oferecer simplesmente transferência de renda, o programa estadual Ação Jovem está possibilitando que seus aproximadamente 100 mil beneficiários tenham oportunidade de frequentar cursos, praticar esportes e assistir a espetáculos gratuitamente. Tudo isso é possível graças a uma parceria entre a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) e o Sesc-SP.

Assim como os comerciários, os beneficiários do Ação Jovem têm direito a utilizar gratuitamente as bibliotecas, áreas de convivência, salas de leitura e jogos, recreações livres, ginásios de esportes e quadras, piscinas e programas da instituição, como o Sesc Curumim, o Esporte Jovem e Sesc Gerações.

Nos espetáculos pagos (shows, peças de teatro e exibições de cinema), há uma reserva de 10% de vagas gratuitas para os beneficiários do Ação Jovem. Nos cursos e oficinas não gratuitos, para o Ação Jovem há uma cota de 20% de vagas sem qualquer cobrança.

Para usufruir dos serviços, inicialmente os beneficiários do Ação Jovem devem fazer gratuitamente sua matrícula. Basta comparecer a qualquer uma das 32 unidades do Sesc com um documento de identidade e o cartão do Ação Jovem.

Com validade de 12 meses, o cartão deverá ser apresentado, juntamente com o documento de identificação, para utilização dos serviços gratuitos e as isenções definidas na parceria. “É mais uma ação do Governo de São Paulo que visa alcançar a plena cidadania dos jovens do Estado”, declara o secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Luiz Carlos Delben Leite.

Sobre o Ação Jovem

O programa Ação Jovem repassa R$ 60,00 ao mês para estudantes  em  situação  de  vulnerabilidade  social, de 15 a 24 anos, com ensino  fundamental  e/ou  médio  incompleto e frequência escolar mínima de 75%.   Além  disso,  o  jovem  também  precisa  participar  de  atividades socioeducativas, em período alternado ao escolar.

Em janeiro, a Seads já havia assinado uma parceria semelhante com o Senac. Por meio dela, os beneficiários do programa poderão participar gratuitamente de cursos de capacitação nas unidades do Senac no Estado. O primeiro a ser oferecido será o “Programa de Educação para o Trabalho – Novas Conexões” e é voltado jovens beneficiários de 15 a 21 anos de idade, que estejam cursando do 8º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Uma  pesquisa  de  avaliação  do  Ação  Jovem, elaborada pela Fundação Itaú Social  com  apoio  do  Instituto  Sensus, concluiu que o programa aumentou significativamente   a   frequência   e  a  aprovação  escolar  dos  jovens beneficiários. Em  relação  à  frequência  houve  aumento  de  13,8%  em média e a taxa de aprovação escolar cresceu 27,2%. O estudo foi concluído em 2006.

Sobre o Sesc

Instituição criada em 1946 pelos empresários do comércio de bens  e  serviços,  o  Sesc,  ao longo dos anos, inovou ao introduzir novos modelos  de  ação  cultural e sublinhou, na década de 1980, a educação como pressuposto para a transformação social. A concretização desse propósito se deu  por  uma  intensa  atuação  no  campo  da  cultura  e  suas diferentes manifestações, destinadas a todos os públicos, em diversas faixas etárias e estratos sociais. Isso não significa apenas oferecer uma grande diversidade de eventos, mas efetivamente contribuir para experiências mais duradouras e significativas.

No  Estado  de  São Paulo, o Sesc conta com uma rede de 32 unidades, em sua maioria  centros  culturais  e  desportivos.  Oferece  também atividades de turismo  social,  programas  de  saúde  e  de educação ambiental, programas especiais  para  crianças  e terceira idade, além dos pioneiros Mesa Brasil Sesc São Paulo, de combate à fome e ao desperdício de alimentos, e Internet Livre, de inclusão digital.

O  Sesc  desenvolve,  assim, uma ação de educação informal e permanente com intuito  de  valorizar  as  pessoas  ao  estimular  a  autonomia pessoal, a interação  e  o  contato  com expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir.

Da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social