Bauru oferece curso de Gestão e Política de Acervos Museológicos

Atividade é gratuita e acontece no Auditório do Museu Ferroviário Regional

qua, 28/09/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Bauru oferece curso de treinamento para profissionais de museus na quinta, 29, e no sábado, 30. Realizada pela Secretaria de Estado da Cultura por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a ACAM Portinari e a prefeitura municipal, a oficina Gestão e Política de Acervos Museológicos ocorre das 9h às 17h, no Auditório do Museu Ferroviário Regional.

O Secretário da Cultura Andrea Matarazzo destaca a importância destas ações. “Desta forma, levamos formação e capacitação de excelente nível para fora dos grandes centros e contribuímos para que os museus façam um trabalho com qualidade cada vez melhor”.

Ministrada por Marilúcia Bottallo, a atividade tem como objetivo fornecer subsídios a profissionais das áreas de gestão e informação que atuam em museus, arquivos, centros de documentação e instituições afins para a implantação de políticas de incorporação e disponibilização de processos de gestão de acervos institucionais.

O método utilizado é composto por explanação teórica e atividades práticas relacionadas aos princípios norteadores de gestão institucional e estabelecimento de organogramas, fluxogramas e métodos de gestão de acervos.

A oficina é gratuita e aberta aos profissionais da área museológica e interessados em geral. Para se inscrever, o telefone é (14) 3232-4621. O Museu Ferroviário Regional está localizado na rua Primeiro de Agosto, quadra 1, Centro.

Sistema Estadual de Museus

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura (UPPM) e atualmente reúne cerca de 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse aqui

ACAM Portinari

A Associação Cultural de Amigos do Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, sete museus no interior de São Paulo pertencentes ao governo do Estado. Além do Museu Casa de Portinari, em Brodowski, a ACAM responde por instituições museológicas em Tupã e Campos do Jordão. A gestão compartilhada de museus atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Essas instituições parceiras, sem fins lucrativos, são chamadas Organizações Sociais. Elas foram criadas por lei em 1998. Para saber mais acesse aqui.

Oficina de Capacitação para Museus

“Gestão e Política de Acervos Museológicos”
Data: 29 e 30/9/2011
Local: Auditório do Museu Ferroviário Regional de Bauru (rua Primeiro de Agosto, quadra 1 , Centro – Bauru-SP)
Horário: das 9h às 17h
Vagas: 30
Inscrições: priscilaalmeida@bauru.sp.gov.br e prida82@uol.com.br
Informações: (14) 3232-4621
Adesão: gratuita

Da Secretaria da Cultura