Bauru é sede do Congresso Brasileiro de Educação

A principal pauta do evento são as políticas e práticas educativas para a infância

ter, 26/06/2007 - 10h35 | Do Portal do Governo

Até o dia 29 de junho o Departamento de Educação da Faculdade de Ciências (FC), câmpus de Bauru, realiza a o I Congresso Brasileiro de Educação. A principal pauta do evento são as políticas e práticas educativas para a infância. Segundo seus organizadores, a iniciativa visa contribuir para ampliar o debate sobre os temas ligados esse segmento escolar.

Para a docente Vera Lúcia Messias Capellini, membro da comissão organizadora, os cerca de 700 trabalhos inscritos no primeiro evento dessa natureza revela a carência em se discutir a temática da infância em termos de políticas e práticas. Alguns temas a serem abordados são “A educação escolar e o atendimento aos alunos das camadas populares”, “Infância e políticas educacionais”, “Artefatos culturais, multiculturalismo e formação de professoras”, “Formação docente e a diversidade na escola.”

A primeira atividade científica do evento será a mesa-redonda: (Des)articulando práticas e políticas educativas para a infância, em que serão debatidos três temas: A educação escolar e o atendimento aos alunos das camadas populares: continuidade e ruptura, com o docente José Misael Ferreira do Vale, da FC; Contrastes entre Políticas e Práticas em Educação Infantil, com a docente Maria Lúcia Machado, da Fundação Carlos Chagas e Infância e Políticas Educacionais, com Célia Vectore, da Universidade Federal de Uberlândia. Nessa mesa, a mediação será feita pelo professor Antônio Francisco Marques, da FC.

Durante o Congresso serão ministrados 34 mini-cursos, com carga horária de seis horas. Os cursos abordarão diferentes aspectos da educação infantil, como formação dos educadores, hiperatividade, orientação sexual para pequenos, desempenho escolar, transtornos de aprendizagem e a importância das atividades lúdicas. Haverá também palestras e conferências. O Congresso ocorre simultaneamente no câmpus da UNESP e no SESC-SP, em Bauru.

Serviço:

Faculdade de Ciências (FC)

Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01

Bauru – SP

Tel.: 14 – 3103-6081

http://www2.fc.unesp.br/cbe/

cbe@fc.unesp.br

Assessoria de Imprensa da Faculdade de Ciências

(J.H.)