Bate papo na Biblioteca de São Paulo discute poesia e erotismo

Evento é resultado de parceria entre a BSP e a União Brasileira de Escritores (UBE)

dom, 13/06/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Biblioteca de São Paulo promove nesta quinta-feira, 17, às 19 horas, a palestra Erotismo e Poesia – uma entrevista com o crítico, ensaísta, poeta e tradutor Claudio Jorge Willer para inaugurar a parceria da BSP com a União Brasileira de Escritores (UBE), dentro do projeto Conexão UBE x BSP. A jornalista Mariza conduzirá a conversa sobre a presença do corpo e do erotismo na poesia lírica e licenciosa desde a antiguidade até o período moderno – quando a tríade poesia, erotismo e corpo, sob a influência do romantismo, torna-se mais complexa.

Nascido em 1940, Claudio Willer é psicólogo e sociólogo doutorado em Letras pela Faculdade de Filosofia e Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa e colabora para tanto para veículos da grande imprensa como o jornal Folha de S. Paulo e a revista Isto É, quanto para imprensa alternativa, como o jornal Versus e a revista Plural. Willer tem ainda trabalhos publicados em antologias e coletâneas por todo o mundo.

Serão analisadas obras de autores contemporâneos como George Bataille e Octavio Paz, que tratam do erotismo místico e as místicas do corpo, assim como do amor, em seus textos. Escritos de autoria do entrevistado Claudio Willer também serão utilizados como exemplo.

Serviço
Palestra: Erotismo e Poesia
Dia 17 de junho, às 19 horas
Biblioteca de São Paulo
Parque da Juventude
Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630 – Santana – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2089-0800
Site: www.bibliotecadesaopaulo.org.br
Blog: www.bibliotecadesaopaulo.blogspot.com   
Twitter: www.twitter.com/spbiblioteca

Da Biblioteca de São Paulo