Batalhão de elite da PM comemora 2 anos e resultados positivos

O 4º BPChq conta com efetivo de 391 policiais, divididos entre o COE, Gate e Canil da PM

dom, 28/11/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

Com a presença do secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, destacando os resultados positivos no combate à criminalidade, o 4º Batalhão de Polícia de Choque (4º BPChq) comemorou seu segundo aniversário na última quinta, 25, com solenidade realizada na sede do batalhão, localizado na Vila Maria, zona norte da capital.

Criado a partir do desmembramento do 3º Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), em 2008, a unidade centraliza três importantes unidades da Polícia Militar: o Comando de Operações Especiais (COE), o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e o Canil.

“O 4º Batalhão de Choque é responsável por um policiamento de relevância, feito pelo Comando de Operações Especiais, pelo Gate e pelo Canil, e nós confiamos na competência e no esmero da tropa”, disse o secretário Antonio Ferreira Pinto.

Ao 4º BPChq são atribuídas missões de contra-guerrilha urbana e rural, patrulhamento em locais de alto risco como favelas, resgate de reféns, ocorrências que envolvam explosivos, salvamento de pessoas perdidas na mata, localização de drogas, entre outras funções. A unidade ainda apoia operações de controle de rebeliões e na segurança em eventos de grande porte. Além disso, promove cursos de especialização em suas áreas de atuação, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento profissional.

Batalhão recém-formado
Criado a partir do desmembramento do 3º BPChq, em 27 de novembro de 2008, dentro de um programa de reestruturação da Polícia Militar, o 4º BPChq conta com um efetivo de 391 policiais, divididos entre o COE, Gate e Canil da PM, que utilizam 45 viaturas. Deste total de profissionais, 38 são policiais femininas. A unidade mais antiga do batalhão é o Canil, com 60 anos de existência. O COE existe há quatro décadas e o Gate surgiu há 22 anos.

Antônio Ferreira Pinto destaca que a centralização das três unidades em um único batalhão trouxe benefícios para a Polícia Militar. “Facilita em termos de inteligência, treinamento, entrosamento, planejamento e comando, ou seja, isso veio para aprimorar o serviço da Tropa de Choque”.

Operações de sucesso
O 4º BPChq é um dos responsáveis pelo enfrentamento do crime organizado. Como, por exemplo, nas edições da Operação Saturação por Tropas Especiais (Oste).

Ferreira Pinto citou como exemplo de sucesso a Operação Divisa, realizada na região de Presidente Prudente. “Esses policiais ficaram longe do convívio dos familiares por um longo período naquela região. É uma tropa abnegada, destemida e pronta para qualquer missão, é um orgulho para a Polícia Militar”, elogiou o secretário.

Iniciada em 18 de setembro deste ano, a Operação Divisa tem o objetivo de coibir contrabando, descaminho – crime contra a ordem tributária -, tráfico de drogas, armas e munições, furtos e roubos. A ação contou com uma média diária de 57 policiais militares rodoviários, 171 do Choque e 229 do Comando de Policiamento do Interior 8 (CPI-8) – responsável pela região, atuando na divisa de São Paulo com o Mato Grosso do Sul.

Até o final de outubro foram realizadas 136 prisões de procurados da Justiça, apreensão de quatro armas, oito ocorrências de contrabando e 16 de tráfico, com 677 quilos de maconha e 11,8 quilos de cocaína apreendidos.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Álvaro Batista Camilo, se mostrou satisfeito pela atuação dos policiais militares. “Parabenizo em nome do Comando Geral todos os integrantes do 4º de Choque pelas grandes operações realizadas no Estado de São Paulo, pela diferença e pelo grande trabalho que fizeram nas nossas Operações Saturação no enfrentamento ao crime organizado”.

Medalha Cinquentenário do Canil
Na solenidade, convidados foram condecoradas com a Medalha Cinquentenário do Canil. A homenagem é destinada a personalidades civis, militares, instituições públicas ou privadas, que tenham contribuído com o trabalho do 4º BPChq ou que, de algum modo, prestaram relevantes serviços ao Estado.

Além disso, foi inaugurado o retrato do ex-comandante do 4º Batalhão de Choque, coronel Antonio Marin, que esteve à frente da unidade de operações especiais de 14 de janeiro a 23 de maio de maio deste ano. Atualmente, o coronel Marin comanda o Comando de Policiamento de Área Metropolitano 3 (CPA/M3), responsável pela zona norte de São Paulo. O atual comandante do 4º Batalhão de Choque é o tenente-coronel Flávio Jari Depieri.

Da Secretaria da Segurança Pública