Bases comunitárias reforçam segurança em todo o Estado

Equipamentos aumentam proximidade da Polícia Militar com a população e inibem a criminalidade

qua, 28/03/2012 - 12h11 | Do Portal do Governo

Inibir a criminalidade e aumentar a sensação de segurança da população. Essas são as principais funções das Bases Comunitárias Móveis da Polícia Militar. “A base tem eficácia porque tem mobilidade. Traz uma grande segurança e surpreende a atividade criminosa”, destaca o governador Geraldo Alckmin.

Os equipamentos ainda reforçam a proximidade entre a PM e a população. De acordo com Alckmin, “é polícia comunitária: o bairro conhece, confia e colabora com o policial. Ao mesmo tempo, a polícia conhece o bairro”.

O comandante-geral da PM, coronel Alvaro Batista Camilo, destaca que as bases são importantes na prevenção de crimes. “É o que faz os indicadores caírem: o crime que não aconteceu.”

A presença de uma Base Comunitária Móvel aumenta a sensação de segurança do bairro em que está instalada. Para o comerciante Marcos de Oliveira, “o aumento no efetivo do policiamento inibe a criminalidade”. A cabeleireira Miraci São Bernardo avalia que as bases “prestam atendimento mais rápido” e “são válidas para a população buscar orientações de forma mais segura”.

Investimentos

Nesta semana, o Estado entregou mais 200 Bases Comunitárias à população, e a previsão é de que no mês que vem mais 50 unidades sejam instaladas. O investimento foi de R$ 29,5 milhões, ao custo de R$ 118 mil cada.

Do Portal do Governo do Estado