Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência tem atualização na educação

Plataforma da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência reúne informações sobre diversas áreas

sex, 29/05/2020 - 8h29 | Do Portal do Governo

Para possibilitar a indução de políticas públicas, construção de novas ações inclusivas em nível municipal e estadual e ser referência para pessoas com deficiência, profissionais, ativistas, legisladores e pesquisadores, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência atualizou os dados da plataforma “Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, com informações sobre a área da educação, disponível no site http://basededados.sedpcd.sp.gov.br.

Criada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da pasta, a plataforma reúne em um sistema de Business Intelligence (BI) os dados censitários e informações relacionadas à pessoa com deficiência.

As informações são organizadas em áreas de educação, saúde, emprego e renda, desenvolvimento social e esporte, utilizados como instrumento para a indução de políticas públicas, construção de novas ações inclusivas em nível municipal e estadual, sendo referência para pesquisadores e profissionais.

Direito

Uma vez que a educação impacta em todas as áreas da vida de uma pessoa, uma análise do sistema educacional atual e a busca por melhorias representam ações de extrema importância. Em vista disso, foram inseridas na Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência informações sobre os alunos com deficiência matriculados na rede estadual de ensino, tendo informações sobre tipos de deficiência, idade, raça ou cor e gênero.

Também é possível fazer consulta por município do estado e ter acesso ao número de alunos com deficiência matriculados e que frequentam salas de recursos. Os dados apontam que 1,54% do total de alunos matriculados são alunos com deficiência, a maior parte com deficiência intelectual ou autismo.

Ensino Superior

Além disso, a plataforma conta com informações sobre o Ensino Superior inclusivo, contendo número de discentes e docentes, dados por tipo de deficiência, faixa etária, gênero, raça ou cor, tipo de vínculo do estudante, grau e tipo de instituição de ensino, análise por atividade e bolsa extracurricular, ranque de matrículas por município, entre outros.

Os alunos com deficiência representam 0,46% dos matriculados em instituições de Ensino Superior no estado. Os cursos que têm mais estudantes matriculados são Direito (1.267 estudantes), Administração (792) e Psicologia (655).